Como conduzir uma sessão criativa e bem sucedida de “BRAINSTORMING”

Como conduzir uma sessão criativa e bem sucedida de “BRAINSTORMING”

O "brainstorming" é parte essencial do processo de pensamento de um negócio ou nova idéia em toda e qualquer organização. Quando adequadamente executado, pode conduzir a uma dinâmica e valiosa troca de idéias e iniciativas. Porém, quando mal conduzido, pode promover ressentimento, tensão interna e ser contra produtivo.

 Todos os participantes em uma sessão de "brainstorming" precisam recordar sempre, de que nada do que é discutido ou criticado nestas reuniões tem caráter pessoal - é estritamente um negócio!

 A seguir destacamos algumas dicas de como conduzir uma sessão, ao mesmo tempo criativa e bem sucedida de “brainstorming”:

 1º) Estabeleça o papel do líder

Este deve agir como o facilitador, monitorando o fluxo das idéias e, principalmente, assegurando que todos tenham a possibilidade de falar, não hajam interrupções e que a discussão permaneça no foco pré determinado. O líder deve incentivar o desafio e o debate entre os participantes, o que torna a sessão muito produtiva. A hostilidade não é saudável e deve ser evitada, a todo e qualquer custo.

 2º) Defina a tarefa e mantenha o controle na sua mão

Todos os membros do grupo devem claramente compreender qual é o objetivo final do negócio em questão. Antes que as soluções sejam sugeridas os fatos disponíveis, bem como os desafios, devem ser revistos e discutidos.

 3º) Indique o objetivo da sessão de "brainstorming"

O caminho da sessão de "brainstorming" precisa estar totalmente desobstruído. A finalidade é gerar idéias, inicialmente, sem consideração para o seu mérito.

4º) Crie uma atmosfera positiva

Os participantes devem se sentir livres para favorecer que a comunicação seja aberta e honesta. A seleção de um ambiente neutro se faz necessária. Encontre uma sala onde os membros da equipe possam sair fora de seus territórios, abasteça os envolvidos com água e/ou sucos e comece a trabalhar.

 5º) Grave as idéias

Um "flipchart" ou um “quadro de anotações”,  permite aos membros do grupo a visualização das idéias e discussão sobre àquelas que mais lhe interessam. Circule as notas, para permitir que todos participem ativamente no processo de pensamento criativo.

 6º) Incentive o fluxo das idéias

Não deve haver nenhuma avaliação precipitada no processo de "brainstorming". Os membros não devem procurar imediatamente "a idéia". O objetivo da equipe é a geração de várias idéias. A solução vai surgir, quase sempre, da conjunção dessas várias idéias.

 7º) Monitore com cuidado uma comunicação verbal e não-verbal

Escute todos os membros do grupo. Também, preste muita atenção para as comunicações não-verbais. Isto vai significar, mais do que as palavras, sobre como os membros se sentem em relação ao progresso do grupo. Selecione a melhor idéia- sumarize periodicamente o progresso do grupo.

 Se o entusiasmo apresentado for para baixo, reveja as idéias. Focalize a discussão, primeiramente, nos atributos positivos de cada idéia. Somente então focalize nos aspectos negativos. Com um processo de eliminação, identifique as melhores idéias e então faça a seleção final. Escolha uma idéia que se encontre inteiramente alinhada com o objetivo da tarefa e que todos os membros da equipe estejam dispostos a apoiar.

 Caso possa premiar o grupo ou um indivíduo, será interessante, uma vez que o incentivo pode vir também pela recompensa imediata. Porém, aconselho que o prêmio nunca seja em dinheiro, para não criar uma cultura mercenária na sua equipe.

 Fenelon Pereira

Gfoco Consultora Organizacional

www.gfoco.com.br

fenelon@gfoco.com.br

85 9.8611.6175 – 9.9950.3990


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fenelon Pereira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos