Como construir e manter um time talentoso e engajado: mais ideias e menos crachá?

Como construir e manter um time talentoso e engajado: mais ideias e menos crachá?

Eu não tenho dúvida sobre o quão significativo é o impacto de pessoas talentosas e engajadas nas organizações.

Tenho certeza que recrutar grandes mentes é o que mantém a maioria dos C-LEVELS acordados à noite, afinal gente boa não se encontra facilmente e em qualquer lugar!

No mundo dos negócios na América Latina, nos últimos 3 anos, tem sido muito desafiador manter profissionais talentosos dentro das organizações, principalmente aqueles que estão diretamente ligados com o crescimento das empresas através de sua rede de “network”, da capacidade de reinventar e de ser um agente de mudança no departamento em que atua.

Pessoas inovadoras estão sempre abertas a novas ideias e discussões. Elas ouvem todos ativamente e também motivam os outros a pensar fora da caixa. Não existe receio com a hierarquia ou tempo de casa... A ideia é e sempre será mais importante!

Os profissionais do novo mercado, sem dúvida, precisam ser dirigidos por ideias e NÃO mais por hierarquia. As melhores ideias precisam vencer, caso contrário, essas pessoas não permanecem na organização.

Deixo aqui meus “2 cents” sobre como manter um time talentoso e engajado:

1)    Deixe sempre clara a visão para seus talentos: As organizações mais bem-sucedidas criaram sua visão e reuniram suas equipes em torno dela. Uma visão resume o objetivo final de uma empresa e fornece a seus funcionários um sentido de direção e significado compartilhados.

2)    Em vez da inovação ser um departamento (desenvolvimento de novos produtos, pesquisa e desenvolvimento, TI, etc.), ela está rapidamente se tornando um negócio de todos, portanto não sabote a ideia dos talentos, ouça e o incentive.

3)     Com muitas gerações diferentes na força de trabalho hoje, incluindo “baby boomers, “millenials” e agora a Geração Z, oferecer uma variedade de benefícios que permitem” flexibilidade é importante, especialmente ao promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

4)    Crie um programa de progressão na carreira desses talentos: sem expectativas de crescimento, nem mesmo o atendente do caixa do mercadinho da esquina perto de sua casa, sente-se inspirado a seguir em frente.

Manter os melhores talentos na força de trabalho não é uma tarefa fácil. Portanto, é importante que os gestores continuem aprimorando a cultura de seu local de trabalho e reforçando a mensagem de que se preocupam e apreciam seus talentos.

O mundo do trabalho mudou: mais meritocracia, mais visão, mais agilidade e ação... Menos hierarquia, menos promessas e menos passado! Os executivos que ainda não entenderam isso, comecem a se preocupar! Este conceito já começou e não é mais futuro.

Com estima,

Rafael Capella

Instagram: @capella.rafa

Semanalmente tenho postado temas sobre liderança, finanças, fé e pessoas. Além disso, também semanalmente , tenho feito uma LIVE com profissionais C-LEVEL para tratar de temas emergentes do mercado. Apareça por lá, vale a pena!



Adriana Soares

Quality Control|Quality Management System| Manufacturing

3 a

Rafael Capella parabéns pelas palavras de engajamento!. Eu adoro ler e refletir.

Alexandre Cardoso

CEO na Magius Metalúrgica / Sócio Fundador na Afval Brasil

3 a

Show Rafael Capella! Você transcreveu muito bem alguns dos desafios que enfrentamos diariamente, parabéns pelo artigo e não deixe de nos inspirar com seu conhecimento! Abraço

Adriano Pimenta

Gerente de Logística | Gerente de Supply Chain | Gerente de Transportes | Gerente de Armazém | Fisrt Mile, Middle Mile and Last Mile | SAP Key User.

3 a

Olá Rafael Capella Tenho lido e aprendido muito sobre salário emocional, creio que dentro do novo normal é um ponto muito importante e que deve ser observado em todas as empresas para construção de um time melhor, aliás, não é de agora, sempre existiu. "Recebi uma proposta financeira melhor, mas gostaria de permanecer na empresa porque gosto muito daqui, gosto de trabalhar aqui”. Quando se ouve esta frase de um trabalhador, é possível entender um pouco melhor o que é o salário emocional. A busca por uma nova oportunidade de trabalho passa por um conjunto mais amplo de fatores e identificar que a empresa é um bom lugar para se trabalhar faz com que muitos empregados recusem propostas financeiras tentadoras. Uma das tarefas do RH justamente com os gestores é trabalhar na promoção de um ambiente de trabalho saudável, física e emocionalmente investir na continuidade desta tarefa sempre é necessário. Pessoas que trabalham felizes são mais felizes, inclusive com a remuneração que recebem, quanto se trabalha com o que gosta, o trabalho não é encarado como dever, mas sim um prazer, daí as ideias aparecem naturalmente e todos ganham. Abraço, _ Adriano Pimenta.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rafael Capella

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos