Como deixar o trabalho, no trabalho?

Como deixar o trabalho, no trabalho?

Com o fim-de-semana à porta, achámos importante trazer-lhe um tema bastante comum nas nossas consultas: a dificuldade em descansar porque se leva trabalho para casa ou não se consegue deixar de pensar em trabalho.

Com as tecnologia cada vez mais afinadas, estamos constantemente online (nos telemóveis, tablets, computadores portáteis), o que torna a tarefa de “desligar” do trabalho cada vez mais difícil.

Deixamo-lhe algumas dicas para reflectir:

1. O primeiro passo é a mentalização, a vontade e a motivação: para levar uma mudança de comportamento em frente é preciso ver benefício nessa mesma mudança. O que vê de benéfico em desligar do trabalho? Que vantagens acha que lhe pode trazer? Concentre-se nelas enquanto respira durante alguns segundos.

2. Estabeleça alguns limites nas conversa sobre o trabalho quando está com a sua família e amigos. É natural perguntarem como correu o trabalho e até mostra preocupação ou interesse, mas defina um tempo para isso na sua cabeça, como por exemplo 15 ou 20 minutos e depois explique à pessoa que preferia falar sobre outros assuntos não relacionados com trabalho.

3. Desligue o seu e-mail de trabalho no telemóvel ou tablet durante o fim-de-semana. Esta acção vai ajudá-lo/a a não ter sequer curiosidade em ir ver de que se trata o e-mail que recebeu. E cada vez que o pensamento de ir ver o e-mail vier à sua cabeça, lembre-se que terá tempo para se focar (e até será mais produtivo) quando voltar ao “modo de trabalho” na segunda-feira.

4. Estabeleça limites com os seus colegas ou chefias. Explique-lhes que quer utilizar o fim-de-semana para descansar e que por isso não estará disponível durante esse período, salvo se houver uma urgência inadiável (se assim o entender). Ao início a colocação deste limite pode parecer-lhe difícil mas lembre-se que estamos a falar do seu bem-estar, saúde e do direito ao descanso.

5. Pare conscientemente. Assim que terminar o seu dia de trabalho, organize o dia seguinte para conseguir mais facilmente desligar das tarefas (e não ficar com receio de se esquecer de alguma coisa). Quando chegar a casa ou decidir que terminou de trabalhar, tire alguns minutos para acalmar a sua mente e conscientemente desacelerar. Por exemplo, utilizar uma técnica de relaxamento ou meditar durante 5 ou 10 minutos pode ajudar a acalmar os seus pensamentos e reprogramar a sua mente.

6. Programe actividades que lhe dêem prazer, sejam feitas sozinho/a ou acompanhado/a para que mais facilmente possa usufruir do bem-estar e do descanso. Durma as horas que o seu corpo precisar para recuperar o cansaço da semana e escolha o que o/a faz sentir-se bem.

Bom fim-de-semana!

www.psinove.pt

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos