Como empresas e profissionais podem combater os estigmas que ainda marcam as questões de saúde mental?

Como empresas e profissionais podem combater os estigmas que ainda marcam as questões de saúde mental?

"Siga-me se quiser viver". Será que o mundo está tão individualista que precisaremos apelar para os robôs ou a IA nos salvar?

Na pesquisa que realizei semana passada, 77% das respostas apontaram que Líderes destreinados são os verdadeiros vilões referente as reclamações sobre ambientes tóxicos, causando cada vez mais insatisfação e motivos de pedido de demissão.

Pesquisa LinkedIn
O mais curioso é que analisei cargo por cargo dos respondentes, e a soma dos profissionais de alta e média gestão foi de 49%. Fiquei intrigada; será que os próprios líderes assumem a culpa nessa história?

Acontece que gestor também tem chefe.

Como mentora de carreira, em conversa com diversos profissionais, apenas 10% dos gestores afirmaram ter recebido algum tipo de treinamento para liderança, ou seja, eles não foram preparados ao assumir o cargo.

Quem sente a dor de ser um "marinheiro de 1° viagem" sabe bem como é ter que "trocar o remo com o barco na tempestade".

E como lidar com esse crachá mais pesado? Como entregar resultados e garantir a saúde mental do time, e especialmente a sua, já que sem comandante o barco afunda?

Conquistar o cargo de Diretora Global de Marketing não foi da noite para o dia. Demorei um tempo para entender como "jogar o jogo" e ser uma Executiva e não uma Executora.

E agora quero repassar conhecimento e dizer que sim, é possível alcançar Sucesso Profissional SEM PIRAR. Desta forma selecionei 5 principais pontos para garantir o equilíbrio entre trabalho x qualidade de vida;

  1. Metas reais: foi realizado um estudo de mercado, ou investimentos necessários para crescimento, além de um planejamento concreto... ou não tem fundamentação?
  2. Papéis e Responsabilidades: desdobramento "detrás para frente". Meta = projetos = plano de ação = responsáveis = prazos = KPIs. Eu sei o que preciso fazer, é o meu escopo e tenho minhas métricas definidas?
  3. Comunicação Assertiva: tenho clareza onde a empresa quer chegar, o que minha área precisa entregar e orientações do meu líder? Estamos medindo os resultados? É possível consertar a rota rápido se precisar?
  4. Reconhecimento: agora que o resultado foi alcançado, o que cada um ganha em termos de carreira e remuneração? Todos precisam ser reconhecidos $ para que o alinhamento do propósito pessoal (sonhos) possa estar linkado com o propósito da empresa (todos, não só a liderança).
  5. Engajamento: agora é hora de recuperar as baterias celebrando, descontraindo, unindo e fortalecendo o time.

A real relação “ganha-ganha” entre empresa, gestores e colaboradores é um mix entre quantidade de trabalho balanceado, crescimento de carreira e reconhecimento $.

Um Programa de Liderança com implantação de PDI (plano de desenvolvimento individual) é essencial para preparar a empresa para ter produtividade sustentável, onde todos engajam, já que desde funcionários até líderes tem condições de alcançar seus sonhos (seja investir em estudos para crescer na carreira ou ter uma vida melhor).

Funcionário feliz e tratado como um SER humano e não um recurso humano produz 5x mais, e em contra partida entrega alto desempenho.

Então respondendo a primeira pergunta deste artigo, eu não acredito que são as máquinas que irão trazer alta performance, mas sim nós, seres HUMANOS pensantes. Temos um coração mais inteligente que o cérebro (e o bolso), e que iremos, juntos, transformar o mundo corporativo.

Eu sei que sou idealista, mas prefiro terminar meus dias na Terra (nesta vida) defendo e trabalhando por essa bandeira, do que sufocando sonhos.

Eu acredito na relação #ganhaganha.

====

Para você Gestor / Líder que tem o desafio de manter alta performance, entregar resultados e liderar/ engajar seu time, mas nunca teve treinamento de Liderança nas empresas, vem comigo que eu posso te ajudar: www.karinadelcarlo.com

E para as Empresas que estão em fase de profissionalização, querem obter a Produtividade Sustentável através do alto empenho dos lideres e colaboradores, o Programa Acelerador de Lideranças é um treinamento completo que entrega ferramentas práticas para aplicar na empresa como um todo, tanto nas áreas como com os funcionários. Se quiser conhecer mais, entre em contato: contato@karinadelcarlo.com.br


#LinkedInNoticias #carreira #saúde #liderança #produtividade

Deize Andrade

Top Voice | Facilito o desenvolvimento da Marca Pessoal para Líderes com o Programa "Carreira Brilhante". Ganhe confiança e clareza para ser um líder admirado! | Mentoria | Palestras | Treinamentos | EaaS

1 a

Muito interessante o dado de que 49% dos respondentes são líderes. Com as mudanças que estamos vivendo desde 202, muitas lideranças estão sozinhas e precisando de apoio para dar conta de um crescimento sustentável para suas equipes e par eles mesmos. Espero que estejamos nos adaptando e ajustando as velas porque se não o fizermos, os barcos afundarão. Muito bom artigo, Karína!

Giovana Terra, MBA, CXS

LinkedIn TOP VOICE 🏅 | Co-fundadora Grupo be CX & Assinei Consultoria | Especialista em CX e Atendimento ao Cliente | Mercado Imobiliário e Bens Duráveis.

1 a

Ótima reflexão Karína Dël Carlo.

Bruno Nogueira

Coordenador de Serviços l Coordenador de Projetos l Coordenador de Planejamento l Gestor de Contratos l Coordenador de Operações | Project Manager | Assistência Técnica | Coordenador Comercial| Customer Service

1 a

Muito bom Karína Dël Carlo .

Rodolfo Barbosa

Engenheiro de Dados | Alfabetizador de Dados | Especialista em Dados ⁣ | Especialista Qlik | Linkedin Creator | Analytics Engineer | Insta: @general.rodolfao

1 a

Muito interessante! De fato liderança é uma arte, por mim deveria ser ensinado desde cedo, pelo menos nos níveis médio, e ainda mais no superior. Acredito que nossa lideranças tem esse perfil, pelo contato tardio com o tema e um aprendizado orgânico. Ainda bem que existem formadores de líderes como você, senão o cenário seria ainda pior. Parabéns pelo trabalho! 💚🚀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Karína Dël Carlo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos