Como Fazer Amigos e Influenciar USUÁRIOS
Em 1937, Dale Carnegie lançou a primeira edição do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. O sucesso instantâneo dessa obra influencia milhões de pessoas até hoje e também pode ser seu guia prático nos projetos de UX/UI.
Alguns princípios (adaptados):
I - Consiga que o usuário diga “sim, sim”, imediatamente.
Muitas vezes nossos projetos tem milhares de camadas intrincadas, e a maioria das pessoas nem imagina o trabalho que tivemos desenvolvendo fluxos e ferramentas para o usuário. Agora imagine ter todo esse trabalho para no fim ouvir que existe um erro de digitação na home, ou mesmo um errinho no alinhamento dos icones.
Eu sei como pode ser frustrante ter seu trabalho penalizado por conta de detalhes, a dica de ouro então é cuidar das primeiras impressões.
Faça com que o cliente diga “sim, sim” antes de se aprofundar no projeto. Dê especial atenção a apresentação e nas primeiras telas, surpreenda-o com um esmero nunca visto. Acredite, isso fará toda diferença caso algum “errinho” seja encontrado nas outras telas.
II - Nunca critique, condene ou reclame em uma reunião
Você está em uma call com toda equipe e de repente a conversa sai do foco do projeto, quando se dá conta já foram feitas várias alterações e pedidos que nem fazem sentido para sua área.
Recomendados pelo LinkedIn
Sei que está irritado só de imaginar, mas mantenha a calma. Coloque-se no lugar do outro e profundamente medite em suas motivações. O que fez ele/ela sugerir isso? Dale Carnegie afirma que todos somos, em geral, rápidos ao apontar os erros dos outros, condenar e se queixar, mas lentos ao reconhecer seus acertos, elogiar e sentir gratidão.
Escolha o momento certo para expor suas frustrações com o trabalho, e faça isso tendo em mente o próximo princípio dessa lista.
III - Atente-se ao objetivo do usuário
“Você não é seu usuário”, esse clássico jargão aplica-se perfeitamente aos princípios de Carnegie. Nunca se esqueça de que o que você quer não é necessariamente o que o outro também quer. As pessoas têm objetivos diferentes, então, se você quer convencer alguém, primeiramente, coloque-se no lugar dele.
Expanda esse princípio em sua relação com a equipe de trabalho. Lembra-se do tópico anterior? Muitas vezes, em uma reunião, vão surgir aquelas sugestões incongruentes com o projeto, mas isso pode ser apenas a tentativa de alguém mostrar envolvimento com a equipo (ou se mostrar para o chefe).
Todos merecem seu momento ao sol, trabalhe para que o usuário e toda sua equipe de trabalho alcance esse momento. Quando você está tentando persuadir alguém, encontre áreas comuns. Se você não sabe o que tem em comum, fazer perguntas e estar genuinamente interessado na outra pessoa não pode apenas obter as informações que você precisa, mas também pode ganhar pontos por ser um bom designer.