Como sua carreira atual pode te transformar em um UX Designer?
Sempre que me perguntam como eu, um gerente de vendas, migrei para o mercado de designers de experiência do usuário, minha resposta é simples: "Eu não migrei". Pelo menos não da forma como você está pensando.
A verdade é que gerenciar a experiência do cliente (usuário) é parte do dia a dia da maioria dos trabalhadores do comércio. Nós estamos sempre preocupados com a satisfação do cliente e nesse sentido usamos todos os recursos e criatividade para lhe proporcionar uma boa experiência.
Toda vez que um vendedor abre a porta para o cliente e pergunta-lhe sobre seu dia, ele está buscando gerar uma jornada amigável até a conclusão da tarefa, a venda.
Se você for mal atendido em uma loja certamente terá uma memória negativa da sua experiência de compra, talvez nem volte a comprar nesse lugar. É sempre frustrante quando buscamos um produto e não conseguimos concluir as etapas da compra da forma que imaginamos. Essa é a exata sensação que um usuário tem com um aplicativo travado, por exemplo.
Se você também é do comércio e pensa em migrar para "outros ramos", fique atento as oportunidades de aprendizado que cada atendimento ao cliente pode lhe dar, e certamente estará mais perto de ser o próximo UX designer do mercado.