Como será a nossa carreira em Marte?
Muitas notícias têm sido veiculadas sobre estudos relacionados a viabilidade de vida humana em outros planetas.
São estudos que estão acontecendo a todo vapor (interessante o uso deste termo diante de iniciativas tão evoluídas...). Vou citar apenas alguns dos importantes investimentos em pesquisa feitos neste campo. A Space X de Elon Musk foi fundada em 2002 e, desde então, progrediu bastante na sua proposta de fabricar e lançar foguetes e espaçonaves com o objetivo de permitir que as pessoas vivam em outros planetas.
Em 2011 surge o Projeto Mars One, iniciativa do engenheiro holandês Bas Landorp, que propõe vida humana permanente em Marte no ano de 2025. Isso mesmo, você entendeu certo: 2025! São muitos os candidatos interessados em participar dessa missão. Estas pessoas devem passar por um rígido processo de seleção, participar de testes rigorosos e simulações da vida em marte. Cientistas já têm investido em imersões no deserto dada a semelhança dessas áreas com o planeta. Trata-se de um programa ambicioso, desenvolvido em ritmo acelerado e cada vez mais adiantado.
Este ritmo acelerado é a marca dos nossos tempos. Diante de todos esses acontecimentos a carreira passa a ter uma nova formatação, exigindo do profissional assumir a responsabilidade pelo seu próprio projeto. É dele o papel principal, precisando correr atrás dos seus objetivos, estabelecer ações e estruturar-se para isso.
Quais as tendências da carreira diante de um mundo novo de negócios exponenciais e disruptivos? Cada vez mais será consolidada uma nova configuração de trabalho. As estruturas hierárquicas estão mudando, aquele organograma tradicional que conhecemos tem sido reformatado com propostas diferenciadas, menos níveis hierárquicos, estruturas com desenho bem mais simples, permitindo maior agilidade nas decisões e processos. Redução nos empregos CLT é outra tendência, e arrisco dizer que com o tempo devem acabar, sendo substituídos por outros formatos de trabalho. Processos de terceirização têm crescido ao longo dos anos, outras alternativas de atuação profissional estão cada vez mais fortalecidas, mudando a visão de que carreira cabe somente no mundo corporativo. Coworking, home office serão cada vez mais utilizados, valendo ressaltar a oportunidade de manter maior proximidade da família através do trabalho em casa.
Diante de todo esse cenário é importante a disposição e flexibilidade para rever crenças e valores. É preciso buscar informações, constantes atualizações e novas fontes de aprendizado, existe necessidade de inovar, abrir-se a mudanças e sempre olhar para frente, e entender que o futuro é agora, sendo necessário se adaptar, ampliar a visão para atender às novas demandas deste mercado. Cada vez mais o mundo profissional será gerido pela definição de novos valores e propósitos, e uma forte questão ética entra aqui. Serão outras as preocupações com o surgimento de uma nova perspectiva de carreira, com interesses voltados a autorrealização, integração da vida pessoal, familiar e profissional, qualidade de vida, autonomia, liberdade, versus status, poder e remuneração, que continuarão sendo pontos importantes, mas não os principais. É a busca da satisfação e felicidade plena dentro da esfera profissional.
Vocês ainda devem estar se perguntando como vejo a carreira em marte. Se hoje falamos em indústria 4.0, talvez no novo planeta já estejamos no 20.0 ou até mais. Acompanhar tudo isso será ainda mais desafiador. Muito provavelmente a vida em marte seja um misto de “Guerra nas Estrelas” com “Interestelar”, “Perdido em Marte” e “Jetsons”. Do jeito como as coisas caminham será que também evoluiremos para o teletransporte?
Enfim, a proposta deste artigo é provocar reflexão sobre todas essas mudanças, que muitas vezes ignoramos por achar muito distantes da nossa realidade, entendendo que não nos afetam, o que não é verdade...
Você concorda que esses acontecimentos podem ter de fato impacto na sua carreira? Como pretende agir daqui em diante?
Bem-vindo a Marte!
Nair Cristina Romeu é consultora de carreira. Iniciou carreira no segmento corporativo em Recursos Humanos e há 23 anos atua em consultoria. Atualmente trabalha como consultora de carreira independente na condução de programas de Coaching de Carreira, Coaching Executivo, Outplacement, Orientação de Jovens e Preparação para Aposentadoria. Professora convidada no curso de pós-graduação de “Consultoria de Carreira” da FIA e parceira no Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECAR) da USP.
--
6 aAdorei o artigo !! Parabéns !!
Business Agility Designer @cynefin
6 aOtimo artigo Nair.... parabéns!
Especialista de Comunicação Externa e Interna | Cultura | Talent Engagement | Relações Públicas | Planejamento Estratégico
6 aQue artigo bacana... me fez lembrar do filme "A Outra Terra". Bj.
GERENTE DE ORÇAMENTOS na ISOTEC ENGENHARIA LTDA
6 aNair, bom dia! Muito bom! Marte é aqui! abraço.
Business Development | Leadership | Project Management | Partnerships | Sales | Business Strategy & Planning
6 aRicardo Loureiro dos Santos