Compras Eletrônicas - Governo
Compras Eletrônicas no Governo - Evolução
O processo de Compras Eletrônicas, hoje tão difundido e usual nos processos de aquisição feito pelos Governos, quando iniciou mudou em muito a forma de adquirir bens de consumo, produtos, alimentos e muitas outras coisas.
No início os principais ganhos atrelados ao processo estavam relacionados a diminuição de documentos/burocracia, pois apenas o vencedor do Pregão deve entregar a documentação, agilizando os prazos, além disso a transparência do processo pois acontece em Plataformas de Compras utilizando a Internet. E talvez o principal ganho para os Governos a redução dos valores de aquisição, gerando uma economia considerável.
Os Governos foram utilizando cada vez mais e em maior quantidade e obtendo ganhos financeiros na aquisição, gerando economia financeira significativa.
Mas muito mais se esperava com o pleno uso destas Plataformas de Compras e hoje ainda há muito a ser feito. Não temos uma integração entre as várias Plataformas, que permita a interoperabilidade, não temos a busca por uma uniformização de nomenclaturas nas várias Plataformas de Compras existentes.
Com o passar dos anos e com gestores cada vez mais aderindo ao processo eletrônico poderíamos ter uma padronização para comunicação entre os Portais, evitando assim que fornecedores tenham que realizar o cadastro em vários locais diferentes, muitas vezes entregando a mesma documentação em papel e no decorrer do tempo manter atualizado seu cadastro. Hoje já poderíamos pensar em formatar uma biblioteca Eletrônica de nomes e símbolos para uso de todas as Plataformas, obter as funcionalidades que mais dão visibilidade ao processo e que facilitam aos fornecedores na interação e possam ser utilizadas da mesma maneira nas várias Plataformas.
Compartilhamento de informações entre as Plataformas e assim formar uma base de compras que permita verificar valores de aquisição de bens/produtos permitindo quase uma geração de Bolsa de Mercadorias onde poderiam ser pesquisados sazonalidade de aquisição, de preços, mais caros ou baratos, e que fatores geraram isso, verificar as diferenças regionais que podem gerar preços discrepantes, comportamento de fornecedores e a garantia de rastreabilidade e auditoria.
Apesar do grande avanço nos processos de aquisição pelos Governos através das Plataformas de Compras, ainda há muito a ser feito para que possamos ter mais transparência, maior integração, preços equivalentes e a geração de informações econômicas para facilitar o acesso aos principais usuários.