Cuidar da equipe, não precisa ser grande pra fazer.
Prestando consultoria há 3 anos (recém completados) eu me deparei com muitas práticas de mercado, algumas interessantes e outras nem tanto.
Foram 12 empresas atendidas nesse período e posso dizer que foi um prazer prestar serviços a cada uma delas, mas hoje quero falar das práticas de uma em especial.
Recentemente conheci um cliente novo, a CHAG (sigla de: Criatividade e Honestidade dos Anjos da Guarda) Soluções Web. Uma empresa que desenvolve sites para todos os tipos de clientes e estava encontrando dificuldades para organizar seus processos e assim profissionalizar ainda mais o negócio. A CHAG é uma pequena empresa de dois sócios, Fernando e Felipe, com crescimento contínuo e orgânico, mas que quer crescer saudável com processos comerciais e operacionais bem definidos, por isso chegaram até mim.
Até aí nada de novo, fizemos um contato inicial, entendemos que o melhor modelo seria a consultoria remota através de "consultas" sazonais já que a empresa fica em Florianópolis e seria algo custoso para a empresa me manter lá.
Fiz uma avaliação remota e me surpreendi com a desenvoltura e profissionalismo da empresa em um ponto crucial, onde a maioria das empresas deixa a desejar. A forma de tratamento da equipe.
Mesmo sendo uma pequena empresa, eles já se preocupam em oferecer ao menos um treinamento por mês para sua equipe mantendo-os treinados e antenados as novidades; Fortalecem a cultura da empresa enviando Kits de endo marketing com caneca, mouse pad e outros mimos para a equipe; Cuidam da saúde e bem estar de seus funcionários. Imagine que eles enviaram uma cadeira para que um funcionário, que atua em "home office", não tivesse problemas de dores na coluna; Proporcionaram para todos os colaboradores uma conta premium no streaming de música Spotfy, fazendo com que sua equipe trabalhe satisfeita, de forma descontraída e ouvindo o que mais gosta de ouvir; Semanalmente colhem da equipe todas as considerações e entendimento do momento da empresa. Procuram saber dos anseios e desejos da equipe para que possam ajudar a desenvolvê-los ainda melhor para a meta que cobiçam.
Enfim, essa empresa foi uma das minhas maiores e melhores surpresas, provaram por A mais B que o tamanho e o momento da empresa não é um impeditivo para que seja dado a equipe o respeito que esta merece.
Vamos multiplicar essa ideia? Se você acredita que mesmo com pouco caixa as empresas podem e devem tratar bem sua equipe, comente dizendo as boas práticas que você conhece, curta e compartilhe para que outras empresas saibam que é possível ser melhor!