Curadoria em tempos de FOMO
E você ? Está fazendo essa seleção de forma pensada ou ainda navega no que aparece, só para prestigiar os amigos (ótimo critério aliás) ou o que a intuição aponta?
Há alguns dias eu escrevi sobre os desafios do Gestor de Comunicação em 2020 , e que Curadoria para mim ainda é, sem dúvida, um dos enormes desafios neste novo meio de relações após a pandemia.
Hoje é terça, e só entre ontem e hoje eu tinha 8 lives para participar com conteúdos sobre Comunicação, estratégia digital, empreendedorismo e outros, além de uma sala no ClubHouse, fora as dezenas de artigos de veículos ou páginas que sigo. Talvez por ser a última semana houve esse acúmulo, mas é inviável com a agenda repleta de trabalho.
Isso tem se mostrado um desafio também nas Mentorias que tenho trabalhado. É quase impossível encontrar tempo para todos os conteúdos que gostaríamos ou precisamos consumir.
Portanto, acabei adotando alguns critérios muito pessoais, e como tem sido uma orientação bacana para os mentorados terem um ponto de partida, vou dividir aqui.
Eu elegi pilares: empreendedorismo, comunicação (e vertentes), marketing, negócios , consumidor e empoderamento feminino. Em seguida, elegi os veículos que decido acompanhar, desde notícias gerais e negócios, passando pelos do mercado de comunicação, e das newsletter que sigo recebendo. News como do #ThinkwithGoogle, O programa #FacebookRise e outros também apóiam este conhecimento. Movimento das marcas e clientes anunciantes são MUITO bem-vindos, a exemplo do @makers.
Estes critérios também me ajudam a filtrar os invites de eventos que me programo a participar, colocando na agenda ao menos 2 por semana. O que acontece é que muitos estão acontecendo no mesmo dia e horários. Segunda e quarta por exemplo na faixa das 19h é quase impossível, todo mundo agenda lives por aí, então é preciso fazer escolhas.
Ah! Também elegi os temas que preciso aprender mais, seja lendo artigos ou assistindo lives e seguindo conteúdos a respeito, como aprofundando com cursos quando possível.
Ufa! Só aí já tem bastante coisa, mas tem sido um bom ponto de partida para reduzir o FOMO e conseguir ter algumas rotinas de atualização para encaixar no dia-a-dia. E eventualmente trocar de fontes para ter outros ares.
E você ? Está fazendo essa seleção de forma pensada ou ainda navega no que aparece, só para prestigiar os amigos (ótimo critério aliás) ou o que a intuição aponta? Divide com a gente.
Texto sobre Desafios desde 2020: abrindooolhar.com.br/blog
Boa linha para manter o consumo de informação em níveis produtivos e saudáveis. Obrigada por compartilhar.
Que honra, Patricia Segatto Palley! E sim, FOMO têm sido um tema muito falado e vivido nos dias atuais. Suas dicas são ótimas! 😉