Guiados por dados
O despertador toca às sete, levanto, vou correr, inicio o app pra monitorar o tempo, a distância. Depois de quase 30 minutos de corrida, vou tomar banho, me visto, programo 30 segundos no microondas para aquecer o leite, vejo no waze o melhor caminho até o escritório, confiro a temperatura do dia para decidir se levo ou não aquele casaco, o guarda-chuva, abasteço o carro, zero o odômetro, confiro a temperatura, calibro os pneus e de repente, em um súbito de consciência, me deparo com a inevitável conclusão: sou data driven!
Todos os dias, durante o dia todo, tomamos decisões baseadas em dados, mais que isso, planejamos nosso dia, nossa semana, nossas férias, nossa vida, totalmente baseada em dados. Isso seria um absurdo se não fosse um fato incontestável: a vida, assim vivida, é mais proveitosa. Imagine quantas horas a mais ficaria no transito sem saber que há uma via paralela livre, quanto mais gastaria com manutenção de seu carro pois o motor superaqueceu, quanto medicamento teria comprado se não soubesse que faria frio e choveria naquele dia que começou com belos raios de sol?
Levar uma vida sem dados para guiar suas decisões e para possibilitar o mínimo de planejamento é levar uma vida de constantes imprevistos indesejáveis, ao passo que levar uma vida "data driven" é levar uma vida de indesejáveis previstos o que facilita sua decisão em contorná-los ou, no mínimo, enfrentá-los de forma mais preparada.
Agora, por um momento, pense em uma escala maior, imagine um grupo maior de pessoas levando uma vida em conjunto com imprevistos indesejáveis que geram outros mais indesejáveis ainda em um efeito dominó catastrófico.
Se isso lhe é familiar, sinto muito mas a tendência é que você não levará esta vida por muito tempo. Seja este grupo sua família, seus amigos ou, ainda, sua empresa e seja isso relacionado à sua saúde, sua vida amorosa ou financeira.
Ser orientado por dados é estar preocupado em ter disciplina e "disciplina é liberdade" como muito bem disse nosso saudoso Renato Russo. Disciplina é o poder de decidir o que deseja ser e ter a determinação para, efetivamente, alcançar isso e quanto mais guiado por dados você for, melhor.
A tecnologia está tornando isso possível e por um custo acessível, sua saúde, seu controle financeiro e outros podem ser monitorados por dispositivos e aplicativos para tal (até mesmo sua felicidade amorosa, basta colocar datas importantes numa agenda virtual, agendar a compra de flores, entrada em um cinema, enfim...).
Nunca foi tão fácil ser feliz! Mas, e sua empresa? Sua estratégia de vendas, de melhoria de performance, de redução de custos, como você acompanha isso? Como você monitora, encontra tendências, realiza análise?
Felizmente para isso também há soluções corporativas, incluindo ferramentas free ou opensource que ajudam você nesta tarefa árdua. Caso tenham interesse em saber mais sobre isso, entrem em contato que posso orientá-los melhor em relação à disciplina que pode alcançar sendo "data driven".