Disciplina é liberdade!
Em uma conversa de hangar um aviador reclamava:
— Poxa! fui fazer o simulador do Phenom essa semana, notei que a aviação está cada vez mais chata.
O colega perguntou:
— Mas por qual motivo você acha que a aviação está “chata” assim?
Respondeu o aviador:
— Ah bicho, todo ano tem que passar por aquele troço, quando eu voava o Citation 500 em 1990 isso não existia, o avião era mais complicado que o Phenom e eu tinha mais liberdade em voar.
O colega novamente perguntou:
— O que é liberdade na aviação para você?
Todo animado o aviador responde mais uma vez:
— Olha, lembra que antigamente podíamos dar raso em todo lugar, eu não me preocupava tanto em errar algo e as coisas sempre davam certo.
O colega então indagou:
Recomendados pelo LinkedIn
— Depende muito do aspecto que observamos em relação ao termo liberdade. Para alguns pode ser um simples momento onde ele pode violar regras e leis, para outro pode ser um momento de paixão onde ele pensa que ao fazer aquilo a aviação é mais parte dele como indivíduo. Eu entendo tudo isso de maneira bem ampla: Em verdade, alguns sistemas que são engessados não definem que aquele é um ambiente seguro para se operar - conforme várias publicações de Sidney Dekker definem isso - Mas podemos entender a liberdade como um elemento que não tem relação com o que pode dar errado, justamente ela vai definir ao contrário, inclusive do que você pensa.
O aviador continuou atento ao que o colega falava:
— Inúmeras vezes, fazer o que você quer não é ser livre, somente é estar em um ambiente confortável com algo que gera dopamina em você e garante o seu prazer - como vícios em drogas, álcool e etc - como aviadores precisamos ter a responsabilidade de encarar a liberdade como a melhor maneira de ser seguro em nossa trajetória profissional e isso pode ser facilmente atrelado a disciplina, principalmente em relação ao voo - e eu garanto que isso está bem próximo ao que você considera ser desconfortável ou “chato”.
— Você está me afirmado que ser livre é viver achando o simulador de voo algo legal? Cheio de panes e etc. - para puxar o meu tapete no emprego?
O colega responde:
— Quase isso. Quando você encontra a liberdade e o prazer em sua profissão - principalmente nos dias atuais com a quantidade de proteções que estão disponíveis para todos - você consequentemente vai ser um aviador que possui a base do airmanship bem edificada sem nenhuma dificuldade e preocupação: vai ter disciplina para fazer o que é previsto - de maneira que isso torne um hábito em sua mentalidade - proficiência para se atualizar para os temas que envolvem a aviação que você faz parte e habilidades que garantem que você voe de A para B em segurança suficiente para ao chegar em casa não se preocupar com nada do que aconteceu no voo.
Sim, estar livre é um dos temas que ultimamente muitos aviadores se preocupam: a liberdade está justamente em conseguir fugir do efeito manada que leva profissionais a pensarem que liberdade é libertinagem, são conceitos totalmente opostos.
Um indivíduo livre é aquele que respeita leis e regras, tem ética e moral suficiente para compreender que a liberdade dele vai até aonde a do seu próximo começa, ele entende perfeitamente que um ato de libertinagem em um voo pode ser uma violação grave - como prosseguir uma aproximação desestabilizado abaixo de mil pés, conforme várias empresas no mundo preconizam que abaixo de 1 mil pés e desestabilizado deve-se prosseguir com uma arremetida - que inclusive pode prejudicar diretamente um pai de família, uma avó que vai visitar seus netos, um empresário que pode deixar de visitar um cliente que precisa tanto dele, quando essa violação leva a uma situação algumas vezes catastrófica.
A maturidade de um aviador está exatamente quando ele encara todas as necessidades da sua profissão para que de maneira coletiva, íntegra e responsável seus atos tenham sempre consequências seguras, previstas, com a antecipação necessária - consciência situacional suficiente para voar a frente da aeronave - agilidade objetiva e sem passar por cima de nenhum procedimento que é previsto.
Todo aviador precisa entender que ser maduro profissionalmente tem relação direta com a liberdade, disciplina, bons hábitos e rotina suficiente para garantir que você construiu um fosso de segurança ao redor do seu castelo, denominado carreira profissional.
Gostou? Compartilhe!
Treinamento em Segurança Operacional para Pilotos e Gestores | Treinamento de CRM | ASV | GSO | PLA FAA/ANAC Avião e Helicóptero
5 mExcelente, Mantovani!