Disciplina converte sonhos em realidade.

Disciplina converte sonhos em realidade.

Acho que uma das coisas mais difíceis que eu tive que aprender na vida, foi disciplina. Não é algo fácil de aprender, porque não existe uma aula, ou um curso sobre disciplina. A disciplina só pode ser desenvolvida se for atrelada a uma outra atividade. Além disso, para realmente estimular o "músculo" da disciplina, tem que ser algo que nem sempre queiramos fazer, afinal, eu consigo comer chocolate o dia todo no sofá de maneira bem disciplinada.

O próprio desenvolver da disciplina é contra intuitivo, afinal somos preparados biologicamente para ir atrás daquilo que nos dá prazer, e não daquilo que nos faz sofrer. Segundo Freud a nossa grande motivação na vida é buscar prazer e evitar sofrimento, então ir atrás de atividades que nos tornem mais disciplinados não é algo que está na nossa natureza.

A conclusão que eu cheguei é que disciplina é saber sofrer. Agora, se não somos feitos para sofrer, e a coisa mais importante para a conclusão de qualquer projeto e realização de qualquer sonho é aguentar o sofrimento, que diabos estamos fazendo? Não é possível que temos que ir contra a natureza humana para desenvolver uma habilidade tão necessária.

E é verdade, não temo que ir contra a natureza.

Acontece que dentro do nosso cérebro existe uma "balança hedonista" digamos assim. Ela é responsável por equilibrar a nossa sensação interna de prazer e de sofrimento. A regulação dessa balança é feita através da produção de neurotransmissores, focarei aqui na dopamina. Sempre que experimentamos algo que nos faz aumentar os níveis de produção de dopamina, o nosso sistema trabalha para atingir o equilíbrio da balança, o que significa que ele pesa a sensação de sofrimento, o que diminui a liberação de dopamina e nos coloca de volta em um estado equilibrado.

O mundo hoje vive nos incentivando a ter picos de dopamina, seja através das redes sociais, dos apps de relacionamento, das comidas hiperpalatáveis ou drogas e remédios. Isso nos coloca em um módulo permanente onde o cérebro, literalmente, puxa o nosso nível de alegria para baixo, apenas para atingir o estado ótimo de funcionamento.

O pulo do gato é o seguinte: através da disciplina conseguimos mudar a forma como o cérebro vai trabalhar, ou, no mínimo inverter as coisas. Quando fazemos atividades que nos colocam em sofrimento, a balança pesa para esse lado, o que obriga o cérebro a elevar os níveis de dopamina e isso nos da uma sensação de prazer e felicidade.

A disciplina pode ser viciante. Uma vez que começamos a nos esforçar para atingir nossos objetivos, com certeza passaremos por situações desagradáveis, que testarão a nossa resiliência. Porém, uma vez que a vencemos, recebemos uma recompensa tão boa, que nos faz querer repetir a experiência. Persistir em nossa caminho, pode ser sofrido, mas vale a pena.

Até amanhã.

João

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos