E o famoso VUCA se tornou uma regra

E o famoso VUCA se tornou uma regra

A corrida para entender qual será o novo Normal é tão intensa quanto a busca dos laboratórios pela vacina contra o novo coronavírus.

A verdade é que fomos atropelados por um processo de mudança sem precedentes, ao qual não fomos convidados a discutir ou aceitar, mas apenas procurar entendê-lo e praticá-lo da melhor forma possível.

Podemos dizer que o tão falado VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) já se tornou regra, e não uma previsão. A Pesquisa Re:Trabalho 2020 nos traz alguns insights importantes sobre como lidar com esta nova situação:

Para lidar com a volatilidade precisamos de um propósito, que é algo atemporal e vai além da estratégia de negócios ou resultados financeiros. Ele resiste ao tempo e nos dá direção quando todas as outras variáveis de produtos ou mercado se transforma.

  • Um propósito também nos inspira um senso de urgência, possibilitando enxergar com mais clareza o caminho rumo a um objetivo compartilhado.

Para lidar com a incerteza precisamos de visão, pois este é o momento em que as coisas são muito imprevisíveis. Os cenários não estão apenas estão mudando rápido, mas estão mais difíceis de antecipar. A experiência passada não ajuda mais a prever o futuro nem serve de medida para o que deve ser feito agora.

  • O caminho para buscar fluidez é ter e comunicar uma visão clara da marca e do produto ou serviço, que identifica as características essenciais do publico e as funcionalidades que se quer oferecer.

“Enquanto o gerente heroico do passado sabia tudo, podia fazer tudo e resolver todos os problemas, o gerente pós-heroico pergunta como cada problema pode ser revolvido de maneira que desenvolva a capacidade das outras pessoas de lidar com ele.”

                                                                                                                                    Charles Handy

Para lidar com a complexidade precisamos de agilidade – uma pessoa hoje tem mais poder que qualquer outra no passado, pois há muito mais informações e pontos de origem da mudança disponíveis, e vemos com mais clareza a interligação entre as coisas. Precisamos adotar métodos de trabalho ágeis, o que não significa fazer rápido, mas ter uma tomada de decisão rápida.

  • A parte mais difícil em lidar com a complexidade é justamente a capacidade de decidir considerado todas as variáveis disponíveis e comunicar com clareza qual o caminho.

Para lidar com a ambiguidade, precisamos de comunicação. Mesmo quando querem definir seus próprios papéis, horários e trabalhar de forma flexível, as pessoas têm a necessidade de trabalhar por projetos e em equipes, comunicando-se com mais intensidade.

  • A comunicação é chave porque sempre há mais de uma interpretação possível para os fatos, sem reposta certa ou errada. Não se trata mais da opção “ou”, mas da combinação “e”. Quando a resposta é “depende”, não há caminho melhor para fluidez no trabalho do que compartilhar conhecimento.

Falamos muito que as empresas precisam mudar e construir o Novo Normal, mas o que é a empresa senão o conjunto de novas atitudes que você e demais pessoas da organização tem a cada dia?

Construa o amanhã, hoje!

Muito bom esse texto!!!! Parabens mais uma vez!

Simone Torres Costa

MSc. Psychology, MBA & ACC-ICF Coach | Global Transitions | Leadership | Educational Projects

4 a

Obrigada por compartilhar Fernando. Você já ouviu falar do VUCASI? Tenho um artigo aqui sobre a diferença... Abraço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos