e-Social - a importância das informações prestadas

O eSocial vai exigir cuidado no preenchimento das suas informações, em setembro de 2016 as empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões serão as primeiras a serem obrigadas a utilizar o novo sistema e em 2017 as demais empresas também terão que aderir a esta nova forma de prestação de informações.

Alertamos para a necessidade das empresas se prepararem na organização e avaliação das informações que são prestadas.

É muito perigoso pensar que a eSocial seja de interesse e responsabilidade apenas do DP e RH, pois ela impactará nos setores da Administração, Financeiro, Fiscal, além da Contabilidade, Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Os departamentos precisam começar agora, antes da obrigatoriedade, a se reunir, discutindo as rotinas e trânsito de informações entre si. Qualquer falha nas comunicações poderá resultar em autuações e multas. Os escritórios de Contabilidade precisarão se reunir com seus clientes e definir como será o novo relacionamento.

O eSocial é um enorme avanço no relacionamento entre Governo Federal, empregadores e empregados. Com ele, o Governo terá instrumentos muito eficientes para controlar a receita previdenciária, tributária e de FGTS, além de ter muitas informações para a fiscalização trabalhista.

Com todos os sistemas e aparatos de fiscalização utilizados pela Receita, fica claro que o contribuinte deverá manter suas operações, seus controles internos e escriturações de maneira mais clara e correta possível para garantir o sucesso de seu negócio. É imprescindível que fiquem atentos sobre a importância das informações.

Como nem sempre é possível manter uma equipe qualificada dedicada apenas para essa demanda, torna-se cada dia mais essencial a busca por empresas de consultoria a fim de reduzir e diminuir os riscos de multas, autuações e também das fraudes nessas áreas. A consultoria faz um trabalho de “pré-fiscalização” no cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, a fim de verificar se as rotinas, as informações e preenchimento das declarações estão em conformidade com as normas e legislação vigente.

O resultado não é um parecer, mas um relatório completo com os pontos levantados e analisados, falhas e os caminhos para que se possa resolver o problema.

Possuímos técnicos especializados nas áreas Contábil, Fiscal, Trabalhista e Previdenciária, oferecendo serviços de consultoria e assessoria, visando à adequação e atendimento dos procedimentos que envolvem essas áreas no projeto SPED.

Estamos à disposição para assessorá-los nas questões relacionadas a esse tema. Para mais informações, entre em contato com joseroberto@tbsconsultoria.com.br.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de José Roberto Cezar

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos