Ei mãe, você não é a Mulher Elástica e está tudo bem!

Ei mãe, você não é a Mulher Elástica e está tudo bem!

No ano passado para celebrar o dia das mães, publiquei aqui no LinkedIn um artigo sobre algumas lições que tive durante a minha trajetória para equilibrar ser mãe e a carreira profissional.

Após um ano dessa publicação e um pouco mais de adaptações ao home office, devido a pandemia, publico sobre essa datas especial mas não para dar dicas ou compartilhar lições, e sim para acolher todas as mães que estão se desdobrando em mil com seus filhos em casa.

Tenho o privilégio de contar com uma rede de apoio e uma pessoa que acompanha meus filhos diariamente e admito que talvez eu não seja a melhor pessoa para dar dicas.

No entanto como mãe, que entende o amor que temos por nossos filhos, e também Diretora de pessoas, com a responsabilidade em auxiliar na experiência dos nossos colaboradores, venho compartilhar reflexões sobre tudo o que estamos vivendo, abraçando com palavras todas as mães que se sentem ainda mais desafiadas com as restrições que a pandemia nos trouxe.

1. Somos mães, colaboradores, mas não super heroínas

Se você já viu o filme "Os Incríveis" deve se lembrar da Mulher Elástica. Ela é mãe e também ajuda a manter a paz da cidade onde vivem, além de atividades mais simples como aproveitar seus super poderes para lavar a louça e separar uma briga entre irmãos (quem dera não é? Rs)

Acontece que nós mães da vida real não podemos nos cobrar para sermos assim. Infelizmente não temos super poderes que permitem que a gente faça milhares de coisas ao mesmo tempo e precisaremos sim, optar por qual pratinho iremos equilibrar hoje.

Não se cobre tanto! É normal não dar conta de tudo. Ter esta consciência com certeza te ajudará a enfrentar os desafios do dia a dia com mais leveza, tornando-se uma de suas habilidades mais admiráveis!

2. Seja sincera com você, com sua família e com seus colegas de trabalho

Todos temos dias bons e dias não tão bons. Esta verdade sempre fez parte da nossa vida e ficou ainda mais evidente neste momento atípico.

Seja sincera em relação ao que sente, não tente abraçar todas as responsabilidades do mundo e abra o coração para que outras pessoas te ajudem.

Pode ser difícil quando você costuma ser a pessoa que mantém tudo em seu devido lugar, mas você pode se surpreender com alternativas que as pessoas podem trazer a tona para ajudá-la.

Na DMCard temos uma grande preocupação e estamos nos adaptando para que as mães, e também os demais colaboradores, possam ter alternativas para, por exemplo, um atendimento psicológico ou um conselho.

Será que a sua empresa ou as pessoas a sua volta também não possuem essa abertura? O não você já tem, quem sabe após compartilhar não terá possíveis soluções?

3. Respire fundo

Existem estudos que mostram que quanto mais nervosos estamos, menos sangue circula em nosso cérebro, afetando a maneira que construímos nossos pensamentos, fazendo com que eles pareçam turvos, reduzindo a construção de possíveis alternativas e por fim, aumentando ainda mais o estresse que sentimos.

É normal que como mãe, colaboradora e dona de casa você se sinta sobrecarregada com tantas atividades e responsabilidades. Nesses momentos pare, nem que seja por um minuto, apenas para respirar e voltar o seu pensamento para o momento presente.

Sugiro também que coloque no papel tudo o que precisa realizar e priorize de acordo com a urgência e o momento. Lembre-se que você não é a mulher elástica e só poderá realizar uma demanda de cada vez.

Esse também será um bom exercício para pensar em quais atividades outras pessoas podem te auxiliar ou até mesmo deixar para "sofrer" com algo no futuro, quando não for possível resolver este item agora.

Sei que não é fácil. Mesmo com meu marido e outras pessoas me auxiliando nesse momento, as escolas eventualmente online, as muitas reuniões virtuais ao longo do dia e minhas emoções lutando para permanecerem otimistas em relação ao momento em que vivemos, torna tudo desafiador e cheio de aprendizados e resiliência!

Nesse dia das mães, desejo com todo carinho que você tenha empatia com você mesma e compreenda que está tudo bem não dar conta de tudo.

Feliz dia das mães!

Aline Tajes

Gestão de Eventos | Eventos Empresariais | Eventos Culturais | Mãe do Sam e do Dani

3 a

Muito bom 💙 ser mãe nessa pandemia tem ensinado muito sobre como e urgente aprender a gerenciar nossas emoções, com elas em ordem tudo fica mais simples.

Sandra muito bom👏🏼

Gabriela Villela

SENIOR ACCOUNTS PAYABLE/REICEVABLE ANALYST, Bayer_Monsanto _Khronos_Coca-Cola _Heineken

3 a

Sandra Castello li e amei seu artigo sobre o dia a dia das mães em meio a pandemia. Realmente é gostoso ver que não estamos sozinhas nessa batalha! Feliz dia das mães a vc tbm!

Luiza Moreira

HR Manager | HRBP | Performance | Desenvolvimento

3 a

Muito bom! 👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos