Elisabeth Vigée le Brun: o pincel da independência

Elisabeth Vigée le Brun: o pincel da independência

Esta francesa nasceu em 1755, filha de um pintor famoso, com quem aprendeu a pintar desde cedo. Aos 12 anos fica órfã de pai e sustenta a mãe e o irmão com suas obras. Com a chegada de um  padrasto, que não incentiva sua arte, ela banca a sua independência,  se sustentando com a venda de seus quadros desde a adolescência. Uma empreendedora da arte! Veja seu autorretrato:

Com 19 anos já era aceita na Academia. Aos 21, casou-se com o também pintor e marchand Le Brun, com quem teve uma única filha.

Em 1779 pintou o primeiro de muitos retratos que faria de Maria Antonieta, rainha da França. Mas não era uma boa época para ser amiga da corte! Quando estourou a Revolução Francesa, em 1789, ele teve de fugir com a filha e foi vender sua arte na Itália, na Áustria, na Alemanha e finalmente na Rússia.

Em 1809, voltou para a França, onde viveu até 1842, não sem antes passar pela dor da morte da filha.

Pessoalmente, o que me atrai na vida e na obra de Vigée Le Brun é sua proatividade, ousadia e determinação. Imaginem o que era viajar pela Europa naquela época, com uma criança e separada do marido, fugindo da violência extrema e tendo que vender seu trabalho para sobreviver!

Eu a descobri, de verdade, porque sua pintura me tocou. Em meio a tantos retratos sérios e pomposos do século XVIII, ela fez um autorretrato comovente, abraçando sua filha pequena, quando a maternidade não tinha o mesmo status que tem hoje. Eis uma das pinturas em que a filha aparece:

Admiro mulheres que mudam o mundo com amor e sutileza!

Você gostou desta mulher que virou o jogo?

Kelly Machado

🧠 Especialista: Gestão de mudanças ● Integração de equipe ● DHO ● Treinamento corporativo ● Consultoria de RH ● Recrutamento & Seleção (R&S) ● Gestão de talentos ● Gestão de tempo ● Gestão de negócios.  

11 m

Excelente Mônica Kalil Pires . "Você é capaz. Acredite em si mesmo. Nas suas próprias forças. Nas possibilidades que tem. Tudo em você é feito para agir e vencer. Por isso, não tema."

Patríciah Froner

Especialista em Finanças Pessoais e Empresariais | Educadora Financeira | Mentorando sua liberdade financeira | Palestrante | Docente e Pesquisadora

11 m

Amei Mônica Kalil Pires! Tenho um livro ilustrado chamado As Cientistas - 50 mulheres que mudaram o mundo. Meninaaaaa, comecei a ler e na segunda cientista eu já estava em prantos... Que luta, que sofrimento, que garra para seguir seu propósito. Amo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos