Emagrecer é fácil...
... Difícil é mudar os hábitos.
Sim! Eu entendo que você pode espernear ou mesmo arrumar muitas desculpas para explicar o porque de não emagrecer. Porém a verdade é só uma queira você ou não (obviamente, estou falando de pessoas que não possuem nenhum problema de saúde e sem transtornos alimentares).
Sabemos exatamente o que comemos e o que nos faz engordar: o refrigerante, a cerveja, aquele prato que você repete mais de uma vez (eu sou exemplo disso), comer até passar mal achando que abrir a calça no final é sinal de que aproveitou o máximo.
Temos mil motivos para engordar e apenas um para não emagrecer: "Não estamos dispostos a mudar nossos hábitos." E porque isso? Porque dá muito trabalho e queremos as coisas com o mínimo de esforço possível.
E eu entendo porque já fui desse tipo: possuo uma família que parentes próximos obesos e minha tendência é ser grande, principalmente, nos braços, pernas e naquela barriga que nunca sai. Um pouco mais nova eu gastava quase todo o meu dinheiro fazendo drenagem e procedimentos estéticos e não cuidava da alimentação e fazia pouco exercício. O que eu queria? O milagre da barriga chapada no dia seguinte.
E nem preciso comentar que nunca cheguei lá.
Foi difícil ficar um ano em uma atividade física, mas difícil ainda ficar 6 meses em dieta regrada para perder 1kg de gordura por mês, nada mais do que isso. E no final, ainda tento que fazer algumas modificações eu acabei por voltar a comer e a recuperar três quilos.
Foi o feijão? - a nutricionista perguntou. Eu com toda minha consciência respondi: não! Sei exatamente onde foi.
No doce, na fritura, na quantidade exagerada... Temos uma lista.
E porque então não mudamos? Porque como eu disse: dá trabalho, demanda esforço... E nosso corpo, assim como nossa mente, quer economizar energia o máximo possível e evitar a dor.
- O corpo e a mente quer prazer imediato;
- E evitar a dor a qualquer custo;
Não precisamos pensar muito para ver onde cada situação se encaixa: comer um doce, prazer imediato e não sentimos dor ao fazer isso (pelo menos, não no primeiro instante). Exercícios físicos: dor, desconforto e o prazer demora a chegar, geralmente, depois da atividade física.
Por isso, o corpo luta com a atividade física e quer o doce. Mudar esse hábito para ele sentir falta de uma atividade demanda tempo, paciência e esforço. E hoje em dia, a maioria, assim como eu já quis, quer o milagre da barriga chapada - no máximo fazendo 30 abdominais e tento o efeito no dia seguinte.
O que muitas pessoas não percebem é que começar uma dieta e uma atividade física vai além da parte estética e de saúde, obviamente. Sair da sua zona de conforto e começar a mostrar para você e para seu corpo que a dor com o tempo pode ser prazerosa. Além disso, isso ajuda a moldar uma personalidade mais forte, pois a pessoa sabe esperar para experimentar algo ainda melhor.
Geralmente, cria profissionais mais esforçados que conseguem manter hábitos no trabalho e não caem no primeiro desconforto ou dor.
E sabe porque isso ainda é mais difícil? Porque apesar de algumas pessoas comentarem que é necessário apenas 21 dias para mudar um hábito sabemos, por experiência própria, que não é bem assim que funciona.
Cada pessoa tem seu tempo e suas dificuldades para mudar; seja para emagrecer, parar de fumar, diminuir a bebida entre outros... Um hábito enraizado não muda de um dia para noite e nem em menos de um mês.
O que a pessoa tem que ter consciência e que no final o esforço vale a pena. E que levantar depois de cair, pois todos caem, faz parte da trajetória para chegar no caminho que deseja.