Empreendedorismo e Consagração
Causa estranhesa quando você lê uma afirmação de um professor de Harvard, no caso Clay Christensen que defende que empresas aparentemente grandes e bem-sucedidas tem uma grande chance de falhar – se fizerem tudo certo. Com um olhar apenas para o que está em nossa frente isso parece errado, mas o que ele quis dizer com isso é que, com o tempo, as empresas provavelmente fracassarão se seguirem apenas a regra fundamental do dinheiro e procurarem apenas maximizar os lucros.
Mas, como assim?
Sou um empreendedor religioso, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e isso tem um peso enorme em minhas decisões, no modo que conduzo minha vida, tento me basear nas escrituras sagradas e nas palavras dos profetas para tomar as melhores escolhas, principalmente nos negócios, e a escritura a seguir dá sentido ao primeiro parágrafo:
"Portanto, o Senhor Deus deu um mandamento para que todos os homens tenham caridade, pois caridade é amor. E a não ser que tivessem caridade, não eram nada. Portanto, eles não fariam com que o obreiro em Sião perecesse. Mas o obreiro em Sião trabalhará por Sião. E se trabalharem por dinheiro, perecerão."
O Presidente Kimball também advertiu os membros dentro da igreja em seu famoso discurso do bicentenário:
“Os recursos que foram colocados em nosso poder são bons e necessários para nosso trabalho aqui na Terra, mas temo que muitos de nós tenhamos superado rebanhos e manadas, acres e celeiros e riquezas, e começaram a adorá-los como falsos deuses. E eles têm poder sobre nós. Temos mais dessas coisas boas do que nossas a fé pode suportar? Muitas pessoas passam a maior parte do tempo trabalhando a serviço da autoimagem, que inclui dinheiro suficiente, ações, títulos, carteiras de investimentos, propriedades, cartões de crédito, móveis, automóveis e similares para garantir a segurança carnal durante, como esperado, um longo e vida feliz. Esquecido é o fato de que nossa designação é usar esses muitos recursos em nossa família e em nossos quóruns para edificar o reino de Deus. Para promover o esforço missionário e o trabalho genealógico e do templo. Criar nossos filhos como servos frutíferos do Senhor, para abençoar os outros de todas as maneiras para que também sejam frutíferos”.
Faz mais sentido agora? Pra mim faz. Eu já venho cultivando a ideia de que empreender é além de tudo abençoar a vida do próximo. Claro, quero e preciso como todas as pessoas de dinheiro (e quanto mais melhor), e para ajudar o próximo de forma mais impactante creio que quanto mais etapas da minha pirâmide de Maslow estiver completa, mais vou conseguir ajudar, no entanto as palavras de Harold B. Lee me fazem ponderar sobre ter uma vida empreendedora e consagrada:
“Quando você começa a servir para atender às necessidades dos outros, sua prática constante, você está iniciando um programa que o tornará bem-sucedido em seu campo escolhido, e suas necessidades começarão automaticamente a serem atendidas. Esta grande ideia em ação fez grandes inventores e grandes empresários.”
Recomendados pelo LinkedIn
Devemos entender do fundo da nossa alma estamos preparados desde os fundamentos do mundo para erguer este mundo. Entender que os grandes recursos que o empreendedorismo e negócios bem sucedidos nos concedem está em nossas mãos para irmos ao resgate. Isso não é apenas outra coisa que estamos fazendo na vida. Isso é sobre pessoas reais e vidas reais. Não devemos olhar para si mesmo em tudo o que fazemos. Não há nada mais importante do que entender que o negócio é serviço e resgate.
Quero conectar os princípios dos parágrafos acima com um clássico bíblico que essa semana eu enxerguei de outra forma. Todos nós conhecemos a história de Davi e Golias, ensinada nas escolas dominicais para crianças de todo mundo e de todas as igrejas cristãs, como qualquer empreendedor Davi enxergou um problema e buscou resolver, ao derrotar aquele gigante não traria “lucro” apenas para ele, mas para sua família e comunidade. O fato é que o que me chamou a atenção ao reler essa história foram essas palavras de Davi em I Samuel 17:
34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas do seu pai; e quando vinha um leão ou um urso, e tomava uma ovelha do rebanho;
35 E eu saía após ele, e o atacava, e livrava-a da sua boca; e levantando-se ele contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava.
36 Assim o teu servo matava o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão, e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.
A confiança de Davi em Deus vinha por suas próprias experiências enquanto estava TRABALHANDO, fazendo o que tinha que fazer, não sei se consigo passar o sentimento e a inspiração que está em minha mente em palavras, mas o que eu quero dizer é que assim como Davi teve coragem para enfrentar Golias por meio da fé em Deus e das suas próprias experiências anteriores no trabalho, de certa forma consagrando sua vida nessa luta, nós também podemos encontrar no trabalho e no empreendedorismo motivações que nos ajudarão no momento certo, no lugar certo fazer a diferença na vida das pessoas, primeiro da nossa própria família e então da nossa comunidade. Faz sentido pra você olhar para essa história desse jeito? Conhecemos o restante da história, por consagrar-se Davi se tornou um dos reis mais ricos dessa terra...
Gotaria de encerrar minhas anotações com a seguinte citação do Presidente Thomas S. Monson:
"Que vida emocionante está disponível para cada um de nós hoje. Podemos ser exploradores em espírito com o mandato de tornar este mundo melhor, descobrindo maneiras melhoradas de viver e fazer as coisas. Deus deixou o mundo inacabado para o homem trabalhar sua habilidade. Ele deixou a eletricidade na nuvem, o óleo na terra. Ele deixou os rios sem pontes e as florestas derrubadas e as cidades sem construção. Deus dá ao homem o desafio das matérias-primas, não a facilidade das coisas acabadas. Ele deixa os quadros sem pintura, a música não cantada e os problemas sem solução, para que o homem possa conhecer as alegrias e as glórias da criação. Os verdadeiros pioneiros resolvem problemas e se levantam para abençoar os outros, abrindo novas fronteiras e terminando a obra desfeita que Deus nos deixou para fazer”.
Especialista em consultoria | Idea Cursos e Idiomas
1 aEstá muito inspirado meu amigo. Templo de Curitiba te ajuda a Está sempre fortalecido. Parabéns!