Entenda o ambiente antes de iniciar o projeto
Leandro Vignochi, PMP, PRINCE2, MBA
Imagine o profissional responsável por desenvolver uma metodologia de Gerenciamento de Projetos em uma empresa consolidada onde suas equipes apenas ouviram falar sobre Gerenciamento de Projetos, ou ao contrário, iniciar um trabalho onde as equipes têm alto grau de conhecimento sobre uma metodologia específica de Gerenciamento de Projetos que já utilizam a anos.
Nestes cenários de extremos ou até de situações intermediárias; você se apresenta como responsável por inserir um modelo pronto que você elaborou. Tudo isso sem uma análise estruturada da situação atual e sem conhecer o contexto; na sequência manda o seguinte recado:
- De agora em diante todas as equipes deverão seguir e aplicar uma nova proposta metodológica para gerenciar os projetos.
Sinto muito! A Gestão de projetos não é uma caixa fechada repleta de ensinamentos que milagrosamente se moldam a qualquer organização, na verdade a boa aplicação e implantação da metodologia de Gerenciamento de projetos depende mais da adesão e compatibilidade do ambiente onde ela está inserida do que propriamente a aplicação de ferramentas e técnicas.
É com esta proposta que a análise do ambiente da organização possibilita o entendimento das características dos projetos, os anseios dos envolvidos nos projetos, e por fim, o conhecimento e maturidade da equipe sobre a aplicação das boas práticas de Gerenciamento de projetos. O próprio Guia dos conhecimentos sobre a administração de projetos (Guide to the Project management body of knowledge: PMBOK), instrui a utilização da análise dos fatores ambientais da empresa como uma entrada para iniciar os planos de gerenciamento de:
Escopo, comunicação, riscos, aquisições, recursos, comunicação, custos, partes interessadas.
Basicamente estaremos promovendo “a arte de compreender para depois construir”.
De outra forma, a implantação da Gestão de Projetos fica comprometida e vai contra os conceitos básicos de qualquer metodologia ou boas práticas consolidadas em literaturas, que independente da linha de raciocínio, afirmam direta ou indiretamente que você deve realizar uma análise do ambiente onde está situado o projeto.