Esporte. Uma ótima forma de educar

Esporte. Uma ótima forma de educar

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se eu pudesse dar um conselho para os pais, eu diria: façam seus filhos praticarem esportes. Não só uma atividade física para se mexer, suar e gastar energia. O ideal é praticar uma modalidade na qual a criança ou adolescente possa desfrutar de todos os sentimentos que só ele, o esporte, proporciona. Estou falando de vários princípios fundamentais para a vida, seja a parte profissional, emocional, amorosa, enfim, a vida. O esporte tem como fundamento o respeito, trabalho em equipe, busca dos objetivos, valores e aperfeiçoamento contínuo. Nele a dedicação se faz extremamente necessária e torna-se perceptível a diferença do bom para o mau atleta. É muito mais do que talento, é esforço, é fazer mais que os outros, é querer mais e estar focado com o que realmente importa.

No mundo de hoje muito se fala que os pais, na ânsia de quererem o melhor para seus filhos, estão transformando-os em seres altamente ansiosos e intolerantes a frustação. A criança não sabe entender uma resposta negativa, não entende que “não é não” e quer tudo de forma imediata. A vida confinada dentro de casa e o tempo cada vez mais escasso dos pais, forçam os jovens a se distraírem com as telas e suas irresistíveis interações conectáveis. Tornam a existência algo mais imediato e instantâneo, assim como o ambiente digital. O momento é realmente outro e não tem como mudar isso. Não dá para alienar essa nova geração fazendo com que não se comuniquem com o mundo, suas interações e suas fronteiras sem limites. O discurso de que estamos criando seres absolutamente anormais me parece um pouco exagerado e oportunista. É preciso entender que as coisas mudaram, as brincadeiras são outras e o planeta inteiro está na palma da mão. Isso não tem como mudar. Não é questão de certo e errado, é questão de bom senso, de limites, de padronização e de novas interações. É por isso que o esporte tem importância fundamental no processo educacional dos jovens. É no esporte que algumas lições serão aprendidas, que processos serão amadurecidos e mentes desenvolvidas. A prática esportiva traz benefícios que vão além do aspecto físico, ela é totalmente mental, obriga o cérebro a criar diferentes conexões neurais a fim de buscar novas soluções para questões simples do ambiente em que vivem. O esporte é tão ou mais importante para uma pessoa em formação do que o próprio curso de idioma ou a leitura. Ele ensina valores, o que de fato pode estar se escasseando no mundo, valores que levarão nossos filhos a terem mais interesse e disposição por outros temas, como novos idiomas e a própria leitura. Então, não se trata de fazer um e eliminar o outro, trata-se de fazer um para ter capacidade física e mental para agregar outras aptidões.     

Um esporte de competição, aquele que vai forçar seu filho a querer melhorar, ter foco e acima de tudo saber perder e dar a volta por cima, é o melhor ensinamento que nós pais podemos oferecer a nossos mais preciosos tesouros. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos