Estatísticas de Servidores Municipais no Brasil
Um dos problemas públicos vividos em todas as esferas, Municipal, Estadual e Federal é a folha de pagamento e a necessidade de cumprir o que está determinado na Lei de Responsabilidade Fiscal. O país possui 5.570 cidades, são mais de 6,3 milhões de servidores municipais segundo a base de dados. Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em setembro/2022, o Brasil contava com 100 milhões de brasileiros ocupados, só para podermos comparar.
Trago aqui um estudo realizado a partir de uma base de dados disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2021, em seu perfil cidades. O objetivo é demonstrar algumas possibilidades de verificação da gestão e performance dos municípios quanto à quantidade de servidores em cada localidade.
Tabela 1 – Dez primeiros municípios brasileiros e a maior relação habitante por servidor.
Tabela 2 – Dez primeiros municípios do país e a menor relação habitante por servidor.
Tabela 3 – Dez primeiros municípios com maior população e a relação habitante por servidor.
Tabela 4 – Dez primeiros municípios com menor população e a relação habitante por servidor.
Recomendados pelo LinkedIn
Tabela 5 – Ordem decrescente de população estadual e a relação servidor por habitante.
Tabela 6 – Estados brasileiros com menor relação habitante por servidor.
Evidente que a mensuração da qualidade do serviço prestado é subjetiva, pois cada cidadão tem uma percepção particular. A prática de inflar a máquina pública de funcionários ainda é um mal que precisa ser tratado. Cabe à população estar mais vigilante e cobrar seus representantes. O município de Presidente Prudente tem uma taxa de 54,1 habitante por servidor, acima da média do Estado de São Paulo (48,4), o que é algo que pode ser considerado benéfico aqui nessa análise rasa, pois o ideal é que tivéssemos acesso aos valores de folhas de pagamento no mesmo arquivo.
Referências
IBGE – Perfil Municípios: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/downloads-estatisticas.html