Família x Trabalho x Pandemia

Família x Trabalho x Pandemia

Com a pandemia, muitas famílias precisaram se organizar para dar conta da nova rotina e aqui em casa não foi diferente. Porém pelo fato da minha mulher trabalhar no setor de saúde e estar na operação da COVID, somente eu tive o privilégio de trabalhar de casa, o famoso Home Office.

Aqui em casa até hoje todas as decisões e execução das atividades referentes ao bom funcionamento do nosso lar era feito unanimemente pela minha mulher, mas para que ela pudesse se dedicar de corpo e alma na sua missão COVID, eu precisava assumir essas funções para que nossa vida seguisse seu fluxo normal... ou o mais próximo disso, afinal somos em 5 pessoas + 1 cachorrinha. 

Confesso que me considerei super apto para assumir “de boa” esse papel, afinal de contas aos finais de semana eu já me aventurava na cozinha. Um ledo engano. Na verdade meu conhecimento sobre a rotina era tão raso que acabou me dando essa falsa impressão que o fato de saber cozinhar, ter uma boa estrutura para trabalhar e as crianças estudarem seriam o suficiente. Mas muita coisa deu errado. 

Tudo foi muito mais complicado do que eu imaginava. Gerenciar as rotinas da empresa e as atividades rotineiras da minha casa foi uma tarefa dificílima. Pelos seguintes motivos: 

a) Fazer o almoço nunca foi uma tarefa difícil pra mim, mas pensar no cardápio, fazer as compras, lembrar de tirar as coisas do freezer foi uma novidade 🙂. Outra coisa, fazer um almoço a cada domingo é bem diferente do que fazer todo dia. Faltou criatividade, principalmente quando uma das crianças só quer comer um tipo de comida e as outras não. 

b) Home Schooling, meu filho Bruno (9 anos). Não se identificou com o modelo e eu tive que participar com ele para que ele pudesse se interessar e aprender o conteúdo, ou seja: das 13 às 17 eu precisei estar disponível e próximo para ficar de olho, tirar algumas dúvidas e dar aquela animada quando ele estiver “viajando” nas aulas. Então pra isso poder acontecer, mudei meu horário de trabalho estendendo ate 21 ou 22 horas senão não entrega o que precisa. 

c) As outras atividades de casa como faxina, louça, roupas e etc.. sempre foram um pesadelo pra mim, mas eu daria um jeito.

Aliás “dar um jeito” era a frase que eu usava pra quase tudo, pois eu precisava fazer as coisas acontecerem e não queria que a minha mulher chegasse em casa depois de um dia duro de trabalho cheio de assuntos péssimos como mortes, infectados, vacinas, hospitais de campanha e etc e tivesse que se preocupar com o jantar ou coisa parecida..

Mas eu falhei muito nesse processo e, com 30 dias de isolamento, estava tudo uma grande merda e eu precisava de ajuda. Foi aí que descobri o grande time que eu poderia contar para me ajudar: a minha própria família, meus colegas de trabalho e meus clientes. Nos organizamos de uma forma muito bacana para conseguimos fazer o que precisa ser feito, ou seja, trabalhar com qualidade, estudar com qualidade e cuidar nós mesmos das nossas coisas e da nossa casa.  

Esse texto pode parecer meio estranho ou sem conexão, principalmente aqui no Linkedin onde as pessoas estão querendo ver as coisas mais profissionais ou para própria carreira, mas eu queria mesmo era destacar meus aprendizados da pandemia:

- Tem que perceber rápido que um processo não tá funcionando e mudar. 

- Com certeza a solução dos problemas estão com a gente mesmo. Só precisa falar sobre eles abertamente 

- Sua casa e seu trabalho são muito conectados entre si, portanto, quando um não vai bem afeta o outro. Seja transparente com ambos, seus melhores parceiros estão ali.

- O fato de você estar sempre no ambiente não quer dizer que você o conheça com detalhes.

- O time que eu trabalho hoje (equipe e clientes) é sensacional.

- Eu admiro cada dia mais a minha mulher.

- PS. Eu nunca adorei tanto as férias escolares quanto dessa vez 🤣🤣🤣

Ricardo Michelazzo 

26/07/2020

Gisleide Oliveira

Gerente Executiva de E-Commerce | Marketplace | Long Tail | Customer Success

4 a

Adorei o texto, e o segredo é realmente disciplina e criatividade misturados com uma dose extra de amor e isso vocês tem de sobra😉

Diego Kilian

Diretor de Omnichannel & Canais Digitais na RD

4 a

Sensacional!!!kkk

Mariane Almeida

E-commerce | Supervisora comercial na Magis5

4 a

👏👏👏

Rafael Bova

Industrial Engineer at Monstra

4 a

Excelente reflexão. Tb me identifico com o texto e em como subestimamos a importância das 'comunidades' em nossas vidas. Tudo começa em casa. S2

Lorrine Coisse

Data Governance and IT Evangelist Manager

4 a

Mic, consegui te escutar em cada palavra. Todos os pontos mais que perfeitos e nunca foi tão possível sentir o quanto necessitamos de um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pois o ator principal desse função é um só. De toda essa adaptação, ficaremos com lições essenciais para seguirmos evoluindo. Genial!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ricardo Michelazzo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos