FINANÇAS E CONSELHO
Free Picture by br.freepik.com

FINANÇAS E CONSELHO

Artigo: Finanças e Conselho – Parte do PFCC da Board Academy Br

 Artigo visa tratar da importância da visão financeira para tomada de decisões e saúde da empresa.

 #boardacademy #empresas #networking #esg #compliance #inovação # digital #gestão #liderança #conselheiro #startup #linkedin #conselho #strategy #startups #business #finances #sustainability #education #venturecapital #innovation #management #socialnetworking #esg #conselhoconsultivo #conselhodeadministracao #finances #financialplan

FINANÇAS E CONSELHO 

Para o Conselho, um dos temas de maior importância diz respeito às finanças, à saúde financeira da empresa, para tomada de decisões.

Toda empresa, para que tenha sucesso, deve ter um business plan bem elaborado, lembrando, pouco, do passado, para não incorrer nos mesmos erros, pensando no entendimento da cadeia de valor da empresa naquele momento, e focando no futuro.

O que agrega valor para empresa é olhar sempre para frente, investir em inovação, e entender para onde o mundo, e seu negócio, estão caminhando.

Principalmente nos últimos tempos, com o advento da pandemia, pois tivemos que pensar em inovação, novas tecnologias, para enfrentar um futuro absolutamente incerto, e, para isso, o financeiro se faz extremamente importante, exatamente para saber quanto custam as mudanças, quanto a empresa pode lucrar com isso, quais devem ser os investimentos.

E tudo é calculado matematicamente, e minunciosamente pelo financeiro.

É importante um bom planejamento estratégico, planejamento orçamentário de curto e longo prazo, materializando, em números, o quanto vai custar aquele planejamento, e qual será o retorno esperado.

E o Planejamento estratégico não pode ser fixo. Deve-se revisitá-lo constantemente, e promover as alterações necessárias, de acordo com o momento e maturidade da empresa.

Uma boa ferramenta para esse entendimento é a Matriz de maturidade do modelo de gestão X Estágio da Organização, pois, com esse planejamento, pode-se traçar a estratégia para enfrentamento do futuro.

O retorno é medido em questão de ESG – Tecnologia utilizada, Governança Corporativa, Modelo de Gestão, e Pessoas qualificadas.

O Conselho deve trazer à mesa todas essas questões com base nos demonstrativos financeiros, promovendo seu letramento, ou seja, o conhecimento, de forma didática, e de fácil entendimento do momento da empresa e de sua saúde financeira.

O melhor Financeiro é aquele que é invisível, afinal, esse departamento trabalha no back office, auxiliando no plano de negócios, planejamento estratégico, planejamento orçamentário, rolling forecast, ou Orçamento Contínuo, metodologia utilizada para cobrir orçamentos por um período de 12 meses, demonstrações financeiras e relatórios diversos adicionais, sempre pensando nos conceitos básico, como Volatilidade, Incertezas, Complexidade e Ambiguidade.

Quando o Financeiro aparece, é que algum problema aconteceu.....

Os indicadores financeiros fornecem ao Conselho dados básico para definição das metas, análise dos concorrentes, evolução empresarial, e gestão de risco.

A tomada de decisões deve levar em conta os problemas visíveis, de total conhecimento de todos, mas, principalmente, os problemas invisíveis, que, normalmente, apenas o Financeiro tem conhecimento.

Por fim, deve-se reforçar a importância do Financeiro para a boa gestão da empresa, que deve ter Liquidez, Retorno, Rentabilidade, Lucratividade, Nível de Endividamento e uma boa Gestão de Risco, e isso tudo só é conseguido com base na correta análise financeira, em suas premissas, e na boa gestão empresarial.

Afinal, a gestão não deve ser a qualquer custo, mas sim com o que é certo, visando, sempre, a sustentabilidade – ESG....

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos