PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 Artigo: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Parte do PFCC da Board Academy Br

 Artigo visa tratar do Planejamento Estratégico nas empresas, e seus diferentes e complementares modelos.

 #boardacademy #empresas #networking #esg #compliance #inovação # digital #gestão #liderança #conselheiro #startup #linkedin #conselho #strategy #startups #business #finances #sustainability #education #venturecapital #innovation #management #socialnetworking #esg #assediomoral

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 Planejamento estratégico é um processo sistêmico que identifica os melhores processos os objetivos de curto, médio e longo prazos.

 Dernizo Pagnoncelli, autor de diversas obras sobre o assunto, em seu livro “CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS PARA VENCER”, da Editora Elsevier, define como “O processo que mobiliza a empresa para escolher e construir o seu futuro.”

 E é exatamente isso, ou seja, auxilia na compreensão das mudanças do ambiente interno e externo, ajudando a reconhecer problemas que podem surgir no caminho, bem como as oportunidades de negócio.

 Significa utilizar todos os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade da Companhia.

 Ajuda a desenvolver metas e objetivos corretos, fazendo com que toda a Companhia se mobilize para alcançá-los.

O Planejamento Estratégico define os valores da empresa, visão e missão.

Uma das ferramentas mais comuns, e mais utilizadas em um planejamento estratégico é a Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), também conhecida no Brasil como Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), um método que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando esses quatro fatores, criado por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford, na década de 1960.

 

Com o tempo, as ferramentas de planejamento estratégico foram evoluindo, e a Análise SWOT, embora ainda utilizada foi deixando de ser empregada, ou servia como um pontapé inicial para o planejamento estratégico, pois demonstrava a situação da empresa num determinado momento de sua história, e os ambientes, interno e externo, se modificavam com extrema rapidez.

 Aí surgiu o BSC – BALANCE SCORECARD, criado por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School, na década de 1990, que, ao invés de analisar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, passou a medir o progresso da empresa em relação às suas metas de longo prazo, sob quatro perspectivas: (1) Financeira; (2) Cliente; (3) Processos Internos; e (4) Aprendizado e Crescimento, que devem estar, na maior proporção possível, equilibradas.

 

 

Esse método possibilita o acompanhamento da estratégia por meio de KPI´s, e tem, como principal característica, avaliar a priorização dos problemas encontrados na empresa.

 O terceiro modelo de planejamento, criado pelo especialista em planejamento Yoji Akao, é o GPD – GERENCIAMENTO POR DIRETRIZES, busca alcançar consistência no desdobramento de metas por meio da coerência entre os indicadores utilizados na avaliação das estratégias e dos processos, auxiliando no aprimoramento da gestão da empresa.

 Esse método contribui para implementar metas e métricas globais, Encontrar soluções de problemas, Avaliar resultados, Padronizar processos e apoiar na tomada de decisões, passando pelos âmbitos estratégico (alta gestão da empresa), tático (gestão intermediária, departamentos e áreas) e operacional (supervisão e coordenações ligadas à produção), criando sinergia entre pessoas e áreas, rapidez na tomada de decisão, redução de custos e melhor distribuição de recurso, mensuração de resultados, permitindo um melhor conhecimento de seu negócio, da empresa.

 Por fim, o quarto modelo de planejamento, a SID - Strategy Innovation Design, muito importante, principalmente no momento de pandemia e pós-pandemia, quando houve uma necessidade de transformação do negócio, da forma de trabalhar, de atender o cliente, de entregar o produto/serviço.

 As empresas passaram a ter que ser mais ágeis, mais digitais/virtuais, produtivas, criando novos modelos de negócios, capazes de atender às novas demandas de negócios, em um mundo em rápida e desesperada transformação.

Esses são, portanto, os quatro modelos de Planejamento Estratégico que, na minha visão, não foram sendo substituídos um pelo outro, pelo próximo, mas sim complementando o entendimento da empresa e do negócio, aumentando mecanismos de gestão e controle, preparando a empresa para o futuro, e fornecendo importante vantagem competitiva.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos