Fluxo de caixa na tomada de decisões
Pixabay

Fluxo de caixa na tomada de decisões

Fluxo de caixa na tomada de decisões

As mudanças que vivenciamos atualmente no cenário econômico deixam evidente a fragilidade nas empresas que não levam em consideração o fluxo de caixa nas decisões. Desse modo, empresas que apresentam uma gestão eficiente do fluxo de caixa tendem a enfrentar o atual cenário de forma mais amena.

Muitas empresas não levam em consideração o fluxo de caixa nas suas decisões, esquecem que quem paga a conta é os recursos líquidos em caixa. Em inúmeras organizações é notável a não participação do gestor financeiro nas tomadas de decisões. Muitos proprietários simplesmente tomam decisões com base no que eles acham que é correto, compram, vendem, imobilizam, fecham e cancelam contratos, sem ao menos parar e analisar o fluxo de caixa da empresa.

Ações como essa, podem levar uma empresa a falência por ignorarem o fluxo de caixa. Por outro lado, uma empresa que apresenta uma boa gestão do caixa sabe quando agir de forma coordenada, preparando-se para as adversidades que possam surgir. Nada adianta investir pesado em marketing, treinamento e expansão se o que paga a conta da empresa e assegura todas as obrigações está sendo ignorado.

Por esse motivo, em todas as decisões é fundamental que se leve em consideração o fluxo de caixa, pois é ele que determinará as condições de qualquer decisão. Fluxo de caixa não é resultado, mas através dele pode-se identificar fatores que não estão funcionando, principalmente decisões mal pensadas. Tudo reflete no caixa, vendas com margens baixas, aumento do custo operacional, aquisições - mesmo visando aumentar receita.

E é importante que o fluxo de caixa seja estruturado de forma a mostrar o presente e o futuro da empresa. Qualquer sinal de carência de caixa poderá ser percebido antecipadamente, quando se estrutura considerando o horizonte futuro. Dificuldades de caixa são situações normais no mundo empresarial, mas saber agir rapidamente de forma a não comprometer o capital de giro é fundamental. Essas ações somente ocorrerão quando se conhece o caixa da organização.

Muitas são as empresas que apresentam bons resultados, mas com uma enorme carência de caixa. Diversos podem ser os fatores, como por exemplo, o estoque alto. Porém, isso é percebido diretamente no caixa e se não for dada a devida atenção, pode tornar a empresa insolvente.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Aércio Fernando Bocolli

  • Fluxo de Caixa x Recursos em Caixa

    Fluxo de Caixa x Recursos em Caixa

    O cenário econômico enfrentado nos últimos tempos fez com que muitas empresas tivessem que encerrar suas atividades…

  • Se não sabe liderar, então delegue a função!

    Se não sabe liderar, então delegue a função!

    Liderar uma organização, independente de seu tamanho, é um desafio diário. Muito se discute a carência de líderes que…

  • A arte de empreender

    A arte de empreender

    O “boom” do empreendedorismo no Brasil continua, pelo menos é isso que ouvimos/lemos todos os dias. Assunto há um bom…

  • A relevância do processo de execução do plano estratégico

    A relevância do processo de execução do plano estratégico

    Sabe-se que um dos assuntos que norteiam as discussões dos diretores e dos gestores nas organizações é a de como…

    1 comentário
  • Barreiras à execução da estratégia

    Barreiras à execução da estratégia

    Estrategicamente, para se manter no mercado, as organizações buscam um diferencial competitivo e um processo de…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos