Fluxo de caixa na tomada de decisões
Fluxo de caixa na tomada de decisões
As mudanças que vivenciamos atualmente no cenário econômico deixam evidente a fragilidade nas empresas que não levam em consideração o fluxo de caixa nas decisões. Desse modo, empresas que apresentam uma gestão eficiente do fluxo de caixa tendem a enfrentar o atual cenário de forma mais amena.
Muitas empresas não levam em consideração o fluxo de caixa nas suas decisões, esquecem que quem paga a conta é os recursos líquidos em caixa. Em inúmeras organizações é notável a não participação do gestor financeiro nas tomadas de decisões. Muitos proprietários simplesmente tomam decisões com base no que eles acham que é correto, compram, vendem, imobilizam, fecham e cancelam contratos, sem ao menos parar e analisar o fluxo de caixa da empresa.
Ações como essa, podem levar uma empresa a falência por ignorarem o fluxo de caixa. Por outro lado, uma empresa que apresenta uma boa gestão do caixa sabe quando agir de forma coordenada, preparando-se para as adversidades que possam surgir. Nada adianta investir pesado em marketing, treinamento e expansão se o que paga a conta da empresa e assegura todas as obrigações está sendo ignorado.
Por esse motivo, em todas as decisões é fundamental que se leve em consideração o fluxo de caixa, pois é ele que determinará as condições de qualquer decisão. Fluxo de caixa não é resultado, mas através dele pode-se identificar fatores que não estão funcionando, principalmente decisões mal pensadas. Tudo reflete no caixa, vendas com margens baixas, aumento do custo operacional, aquisições - mesmo visando aumentar receita.
E é importante que o fluxo de caixa seja estruturado de forma a mostrar o presente e o futuro da empresa. Qualquer sinal de carência de caixa poderá ser percebido antecipadamente, quando se estrutura considerando o horizonte futuro. Dificuldades de caixa são situações normais no mundo empresarial, mas saber agir rapidamente de forma a não comprometer o capital de giro é fundamental. Essas ações somente ocorrerão quando se conhece o caixa da organização.
Muitas são as empresas que apresentam bons resultados, mas com uma enorme carência de caixa. Diversos podem ser os fatores, como por exemplo, o estoque alto. Porém, isso é percebido diretamente no caixa e se não for dada a devida atenção, pode tornar a empresa insolvente.