Formas de melhorar a Saúde Mental além da terapia

Formas de melhorar a Saúde Mental além da terapia

O termo saúde mental ganhou visibilidade e muito mais atenção recentemente. Uma pesquisa realizada no Brasil, e em outros 29 países, pelo Instituto Ipsos, revelou que 53% das pessoas entrevistadas aqui no país afirmaram que tiveram algum comprometimento psicológico desde o surgimento da COVID-19. Além disso, um estudo feito pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde revelou que mais de 80% dos psicólogos tiveram aumento de demanda de pacientes durante a pandemia.

Sem dúvidas, “estar com a terapia em dia”, como se ouve dizer por aí, é um mecanismo de cuidado e proteção com a saúde mental bastante válido – e em alguns casos recomendado e necessário. Não à toa, as consultas psicológicas online cresceram 230% em 2021, segundo levantamento da plataforma de atendimentos online Vittude. Porém, você tem parado para analisar quais são os fatores que tornam essa necessidade tão crescente?

As várias dimensões do bem-estar: como se tornar protagonista delas?

Como alguém que atua no segmento da saúde, com frequência converso com outras pessoas sobre a relevância das várias dimensões do bem-estar. E, na minha visão, esse é um ponto importante que pode ajudar a compreender por que os cuidados especializados têm sido cada vez mais demandados.

Com tantos compromissos a serem cumpridos, nos esquecemos do básico: buscar autocompreensão e tomar decisões que façam bem, antes de tudo, a nós mesmos. Soma-se a isso a negligência com o equilíbrio das demais dimensões do bem-estar, chamadas também de pilares da saúde, como saúde física, saúde emocional, saúde financeira e saúde social.

Quer ver um exemplo prático? Você definiu que este seria o seu ano de ganhar dinheiro. Então tem se empenhado ao máximo no escritório, e ainda tem aceitado realizar trabalhos extras que passam a surgir. Como consequência, não consegue mais ter tempo com amigos e familiares, fica sem dormir para dar conta das demandas, pula refeições, falta à academia e vem duvidando das suas próprias capacidades. Em pouco tempo, todos passam a notar que você está mais irritado do que o comum e seus feedbacks começam a ter pontos negativos. Você passa a ficar estressado e ansioso com tudo que precisa fazer, e acredita que está sendo injustiçado. Como resultado, surgem os primeiros sinais de depressão.

Consegue notar como a falta de autoconhecimento e de senso de equilíbrio com as várias dimensões do bem-estar pode colocar a todos nós em circunstâncias que abalam a saúde mental? Por isso, precisamos, com urgência, praticar esse olhar de autoavaliação com a gente mesmo. Mas, claro, como disse no início, para isso é necessário autoconhecimento.

E, nesse ponto você deve estar pensando: para alcançar o autoconhecimento é preciso terapia. Em alguns casos, sim. Mas em outros, explorar, avaliar com distanciamento, e testar os próprios limites pode fazer de você protagonista do seu próprio bem-estar. Nesses casos, vale apostar em técnicas como meditação, que ajuda a aliviar sintomas de ansiedade, depressão, dores crônicas e, ainda, reorganizar pensamentos; e também na prática constante de atividade física, que contribui para o alívio do estresse, aumento da imunidade e maior sensação de bem-estar emocional, entre outros benefícios.

Com o corpo e mente em equilíbrio, as chances de olhar para as situações com mais racionalidade se elevam, permitindo que outros campos se mantenham equilibrados também. Vale reforçar que toda essa reflexão não está relacionada a ser contrária a abordagens terapêuticas convencionais, mas é um convite para que todos nós incentivemos, uns aos outros, a olhar para nossas próprias vidas com mais carinho e cuidado.

E, antes de finalizar, aproveito para lembrar que aqui na Alvarez & Marsal, nossa área de Healthcare Industry Group, da qual faz parte a Saúde Corporativa, tem iniciativas que contemplam a saúde de forma integral, atuando em especial na promoção do bem-estar e da qualidade de vida. Se você fizer parte de uma empresa, e precisar de apoio para despertar esse protagonismo com o cuidado mental entre seus colaboradores, fale com a gente.

#A&M #A&Msaudecorporativa #saudemental #autocuidado #qualidadedevida #promoçãodesaude #prevençãodedoenças

Débora de Mello e Souza PhD in Environmental Psychology

Connecting Ideas, Engaging People, and Creating Innovative Relations based on People-Environment-Health Practices

1 a

Temos trabalhado muito nessas práticas no Instituto Bioatrium, precisamos ir muito além da medicalização e da noção de Cuidados à Saúde apenas feita a partir da relação de lógica médica que "Pacientifica" as pessoas. Autocuidado é um processo "autoral" , protagonico e a ser feito no cotidiano e nas escolhas de estilo de vida.

Felipe Martins Pantazis Gracia

Diretor Industrial & BU de Químicos | Impulsionando economia, modernização e mudanças profundas, através de pessoas e processos integrando Lean Manufacturing, ISO e Neurociência | PMP | Supply Chain | P&L | SSMA | Vendas

1 a

O bem-estar e felicidade no trabalho geram fatores positivos para nós e para as empresas e a neurociência já estuda e fala sobre esse tema a muitos anos.   O neurocientista Dr. Paul Zak, trás em seu trabalho dados que demonstram essas vantagens: 1) Redução do estresse; 2) Aumento na satisfação; 3) Aumento de produtividade; 4) Aumento da criatividade; 5) Aumento no engajamento.   Trabalhar em uma empresa que que você sobre estresse diariamente corrobora com o quadro pró-inflamatória em nosso corpo, levando a doenças como:   •Doenças mentais (ansiedade/ depressão/ pânico/ burnout)   •Baixa da imunidade   •Artrite   •Câncer   •Diabetes   A felicidade e o bem-estar humano no ambiente de trabalho reduz o ESTRESSE CRÔNICO e as INFLAMAÇÕES no corpo e consecutivamente a propensão ao desenvolvimento de doença, contribuindo com a saúde emocional e física.   O bem-estar humano gerado em um ambiente corporativo com a aplicação da neurociência, resulta diretamente na lucratividade dos negócios, sua continua inovação, crescimento e sustentabilidade a longo prazo.   Acesse o LINK do artigo: https://lnkd.in/dxfjEwd9 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sheila Clezar (She /Her /Ela)

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos