Gostar de Pessoas

Gostar de Pessoas

Tenho ouvido duas frases bem comuns atualmente, “eu gosto de gente” ou ”faço isso porque adoro trabalhar com gente” e fico pensando o quanto essas pessoas gostam realmente de gente.

Penso o quanto elas estão livres de preconceitos, prejulgamentos e muitas vezes deixam seus egos de lado para se transformarem em coadjuvantes enquanto os outros serão os protagonistas.

Quanto mais ouço essa frase, mais vejo atitudes contrarias a tudo isso.

 O irlandês Rober Owen (1771-1858), precursor do movimento cooperativista, fundador de colônias socialistas na Inglaterra e nos EUA, escreveu, em 1826, um discurso aos superintendentes de manufaturas. Ele defendia a ideia de que os dirigentes deveriam dar total atenção às pessoas no trabalho – e criticava os dirigentes que tratavam bem as máquinas e não davam a devida atenção aos seres inteligentes que as tocavam.
 

Lidar com gente não e como lidar com máquinas, onde existe uma resposta igual a cada click, as pessoas são diferentes, são dotadas de sentimento, necessidades, emoções, desejos, sonhos, aflições, descontentamentos, angústias...

Todos os dias existirá uma novidade, uma dor, um sorriso, uma conquista e vários conflitos, não tem como fugir dessas reações, é inerente ao ser humano.

Liderar uma equipe é uma das coisas mais complexas que existe dentro de uma organização e muitos líderes desempenham a função apenas pelo salário, esquecendo a essência dessa competência.

No livro Gestão de Pessoas na Prática de Ricardo Xavier, ele diz que o ser humano, com toda a sua riqueza e diversidade, é o “problema” fundamental da gestão, sendo a palavra problema entendida aqui como questão a ser compreendida e orientação a ser adotada.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Na Gestão de Pessoas incluímos o entendimento das necessidades individuais, dos objetivos de carreira, das metas a se conquistar e da cooperação e relacionamento das equipes.

Para aceitar as diferenças e mudar conceitos normalmente de raízes, é preciso respeito, empatia e persistência em relação ao tempo de assimilação de cada pessoa.

Gostar de gente é apenas um termo utilizado quando conseguimos resultados com o ser humano, a sensação é superior ao de ter conseguido resultados com alguma máquina.

A cada sorriso, agradecimento, resultado atingido, os olhares das pessoas brilham, os humores mudam o clima na organização, a criatividade volta a aparecer e a certeza de que o futuro será melhor se faz presente.

Gostar de gente é estar ao lado delas, perdoar, ajudar, praticar a gentileza e trata-las com educação independente do cargo, sexo, cor, nacionalidade e do poder aquisitivo, só assim poderemos ter certeza dessa afirmação.

Por Marcelo Salvo

Twiter - @atitudeprofissi

Instagram - @atitudeprofissional1966

Facebook - sucessocomatitude

Linkedin - in/marcelo-salvo/

email - atitudeprofissional@atitudeprofissional.net

site - www.atitudeprofissional.net

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcelo Atitude

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos