Guia Essencial da Renda Fixa
Oque caracteriza um titulo como renda fixa?
Para um ativo ser considerado renda fixa, deve-se atender a três critérios.
Tributação na renda fixa
As aliquotas de IR em renda fixa seguem de forma regressiva de acordo com o prazo do investimento.
A aliquota se inicia em 22,5% até 6 meses. Para os que ficam após 6 meses até 1 ano tem uma aliquota de 20% e, se o investimento for de um a 2 anos, para 17,5%. A menor aliquota é de 15%, para investimentos mantidos acima de 2 anos ou mais.
Alguns investimentos de renda fixa são isentos de imposto de renda, que são, LCI, LCA e Debêntures incentivadas que são de (infraestrutura, saneamento, telecomunicações e etc...)
Remuneração dos investimentos em renda fixa
A remuneração dos titulos de renda possuem três tipos, pré fixados, pós fixados e híbridos.
Recomendados pelo LinkedIn
É seguro investir em Renda Fixa?
Embora os titulos de renda fixa são mais previsiveis do que renda variavel eles não são livres de risco. O mais evidente é o risco de crédito que é quando o ivestidor não recebe os juros da aplicação e nem o principal tendo assim o chamado calote.
Para evitar o risco de calote o investidor pode tomar algumas medidas como, analisar o RATING (Empresas que são especialista em análisar riscos de crédito de emissores de titulos de Renda Fixa).
Alguns titulos de Renda Fixa são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de crédito) Que cobre até 250mil por CPF e instituição financeira.
Outro risco que está presente nos titulos de Renda Fixa é o de mercado. Este risco está presente nos titulos pré fixados que pode sofrer em casos de elevação da taxa de juros (SELIC) e acontece quando o investidor quer ou precisa resgatar o investimento, fazendo com que o investidor venda a um preço mais caro ou mais baixo podendo ter lucro ou prejuizo.
Vantagens e desvantagens de investir em renda fixa
Uma das vantagens é que os investimentos em renda fixa são marcados pela sua variedade de emissor e de caracteristicas especificas. Assim é possivel diverssificar a carteira, sem concentrar os ativos em poucas opções.
Uma das principais desvantagens é que os investimentos em renda fixa são estáveis e com isso oferecem uma rentabilidade em menos tempo mais baixa. Com as taxas de juros cada vez mais baixas o investimentos em renda fixa estão cada vez menos atrativos.