HISTÓRIA DE UM IMIGRANTE ESPANHOL
Francisco Cortez Perez nasceu na Espanha no dia primeiro de janeiro 1901, na cidade de Málaga. Filho de Jacinto Cortez Perez e Ana Cortez Perez. Chegou no Brasil com apenas cinco anos de idade. A viagem no vapor durou dezenove dias. Provavelmente, desceu no Porto do Rio de Janeiro ou no Porto de Santos, no ano de 1903. Foi morar na região da estrada de ferro Mogiana, na região de Santa Rita do Passa Quatro e São Simão. Tinha dois irmãos Jacinto e José e uma irmã chamada Remédio. Francisco Cortez Perez era um homem muito bom. Gostava de tocar sanfona. Era sanfoneiro de mão cheia, tocava uma sanfona de oito baixos, ele junto com seus filhos Paulo e José Cortez tocaram muitos bailes pelos sítios daquela região que moravam, eram muito solicitados para animar festas, tocavam até o sol nascer, era uma alegria só. Morou em várias fazendas no interior do estado de São Paulo, trabalhando sempre em lavouras de café, tais como: em São José do Rio Preto, na fazenda de um fazendeiro conhecido com Doutor Arroio, ficou ali um ano, depois mudou-se com a família para uma fazenda no município de José Bonifácio, ficou apenas um ano ali também, depois mudou-se com a família para a fazenda Rancho Alegre, num povoado chamado Zacarias, chegou no ano de 1959, ficou oito anos morando ali.
Maria Salvadora Anastácia Sanches Sanches nasceu na Espanha no dia dois de fevereiro de 1902, na cidade de Múrcia. Seus pais eram Alonso Sanches e Brazilina. Veio para o Brasil com dez anos de idade, chegou aqui no ano de 1912. Tinha três irmãos: Antonio, João e Pedro e uma irmã chamada Isabel. Sua família também foi para a região da estrada de ferro Mogiana em Santa Rita do Passa Quatro e São Simão. Maria Salvadora e Francisco Cortez Perez se conheceram casaram-se ali. A família de Maria Salvadora Sanches Sanches veio para o Brasil fugindo da guerra, seu irmão Antonio Sanches estava na idade de se alistar e eles não queriam que ele fosse para a guerra, provavelmente a Primeira Grande Guerra Mundial, que foi de 1914 a 1918.
Francisco Cortez Perez, imigrante espanhol, morreu no dia quatorze de fevereiro de 1964, era um dia triste e chuvoso, na fazenda Rancho Alegre, era uma quarta-feira de cinza. Ele sofria muito com uma ulcera, acabou também sofrendo um derrame, ficou muito tempo com as sequelas do mesmo e acabou morrendo com 63 anos de idade no dia quatorze de fevereiro de 1964, na fazenda rancho alegre; Maria Salvadora Sanches Sanches Cortez Perez morreu já bem de idade na cidade de Maringá no Paraná.