Humanização na comunicação interna: conexão que faz a diferença!

Humanização na comunicação interna: conexão que faz a diferença!

Texto: Marília Costa Mattos

A forma de se comunicar atualmente, é um grande desafio, ainda mais com as novas possibilidades de tecnologia. Olhando para o contexto corporativo, mais especificamente, para a comunicação interna, não é diferente. Durante a minha trajetória, ao longo dos anos, sempre fui questionada sobre o porquê da área de comunicação interna ocupar uma posição de pouco destaque em muitas empresas, uma vez que o papel de comunicar é o principal fator de conexão e interação entre o público interno. 

De fato, trata-se de uma reflexão curiosa (rs!), contudo, reconheço que dentre muitas características que contribuem para a evolução da comunicação interna, duas me acompanham desde sempre: 

  1. Como anda a sua conexão com o próximo? Ah, conectar! Muito mais que um simples processo de tecnologia, valorizo a conexão entre as pessoas. Sim, isso mesmo! Conectar pessoas fortalece as relações entre gestores, equipes e áreas internas por meio da comunicação, promovendo engajamento e humanização na cultura organizacional. Se os valores e a cultura de uma empresa estão alinhados com o time interno, a comunicação contribui facilitando processos e garantindo resultados estratégicos, valorizando verdadeiramente no propósito.
  2. Afinal, humanização dá certo? Ah, humanizar! Nunca foi tão importante estabelecer essa interação com as pessoas, ainda mais durante e após o período de distanciamento social como a pandemia que vivenciamos recentemente. Acredito na humanização na comunicação interna porque além de seus inúmeros processos, um ecossistema corporativo é composto por pessoas e como pessoas, somos movidos e envolvidos por histórias. Nada tão humano como a conexão que é estabelecida ao conhecermos histórias dos colaboradores, suas famílias, experiências, hábitos, conquistas, desafios e recomeços. Que tal no próximo comunicado iniciar a comunicação, sobre as principais informações internas, de forma personalizada, ou criar espaços onde cada colaborador tenha a oportunidade de expor sua ideia, contribuir com um projeto ou melhoria para a área?  =) 

A comunicação vai muito além de processos. Nada supera um bom diálogo, a proximidade nas relações, a comunicação necessita ser humana.

Assim, olhando para as tendências da área de comunicação interna, acredito que muitas empresas têm apresentado uma preocupação genuína com a prática de uma comunicação mais humanizada, buscando por meio de nós, profissionais de comunicação, a oportunidade de tornar essa conexão cada vez mais presente na rotina diária de seus colaboradores, com ações estratégicas que possam fortalecer não somente os canais oficiais de comunicação, mas, principalmente, a liderança e torná-la agentes comunicadores/influenciadores para suas equipes e liderados. 

É claro que, ao descrever as características acima, talvez não tenha trazido aqui nenhuma novidade haha. Entretanto, vale lembrar que muito mais que a missão em letra-caixa na recepção da empresa, um simples intervalo para o café, ou o tão aguardado almoço entre equipes às sextas-feiras, garantem conexão, pertencimento e construções humanizadas sobre as inúmeras possibilidades e soluções frente às necessidades corporativas. Faz sentido para você? 

Gabriella Delfante

Community Manager | Comunicação Interna | Branding e Comunicação

1 a

Sempre maravilhosa e assertiva nas colocações! É isso... somos seres humanos e a vida humana sem propósito e conexão, não é nada! 💜

Lana Wigand

Lana da Runb | Marketing & Comunicação | Branding | Performance & Growth | Mentora e Empreendedora

1 a

Que honra intermediar e ter a oportunidade de levar esse conteúdo tão necessário para o mercado. Marília, conteúdo maravilhoso e parceria mais ainda. 💜

Fernando Ruiz Baccini

Especialista em RH | Comunicação Interna | Cultura Organizacional | Gestão de Pessoas

1 a

Excelente! 🤗👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos