A Importância das competências individuais na assertividades dos processos.
No decorrer de uma atividade existe todo um fluxo á ser seguido desde o inicio até sua conclusão. O processo de vendas por exemplo se inicia quando o cliente procura a loja, o vendedor o atende, apresenta o produto, negocia, fecha a venda, o cliente passa pelo caixa onde ele efetua o pagamento e vai embora. Para que todo esse processo funcione todos os colaboradores envolvidos precisam ter conhecimentos, habilidades e atitudes suficientes para que o processo seja concluído com êxito, ou seja, é necessário que os colaboradores possuam “Competências” para desenvolver cada qual sua função com a mesma finalidade: gerar lucros para a empresa.
Segundo Chiavenato (2002, p. 271)
O desenho de cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como requisitos pessoais de seu ocupante. No fundo o desenho dos cargos representa o modo pelo qual os administradores projetam os cargos individuais e os combinam em unidade, departamento e organizações.
Ao criar um cargo ou função dentro de uma organização é importante que se tenha muito bem desenhado as atividades que serão executadas e quais as competências necessárias para o desenvolvimento dessas atividades, de forma que uma má colocação de pessoas em cargos não gere prejuízos tanto para o empregador quanto para o empregado.
Para ser mais assertivo nessa contratação uma ferramenta que pode ser utilizada é o organograma, onde é desenhado todos os cargos e hierarquias dentro de uma organização, bem como as atividades a ser executadas, assim é traçado um perfil compatível para que seja buscado no mercado de trabalho os profissionais que se encaixem naquela vaga.