INOVAR É PARA TODOS OS NEGÓCIOS? MITOS E VERDADES SOBRE A INOVAÇÃO!
Trabalhei mais 2 anos e meio com 40 pequenos negócios e tinha um grande desafio: fazê-los inovar. Pela minha experiência e pesquisas, afirmo que a inovação é fundamental para o crescimento do negócio. Tema muito falado atualmente, mas cercado de dúvidas e mitos. A atividade inovadora geralmente acontece se for criado um clima favorável e isso depende da postura dos empresários e líderes. Recentemente, O Brasil ficou na 69ª posição no Índice Nacional de Inovação, criado pela Universidade de Cornell, pela Insead e pela OMPI. Posição ruim, não? Isso demonstra necessidade de criação de uma cultura da inovação.
“Ou você inova, ou morre”, esta máxima é dita por muitos estudiosos. A inovação é um dos principais fatores associados ao sucesso. Tidd e Bessant (2015) afirmam que empresas inovadoras crescem mais do que as que não inovam. Basta ver o ranking das empresas com maior valor de mercado. A maioria tem cultura de inovação estabelecida. Inclusive, observá-las é fonte de insights para o seu negócio. Clique aqui e veja o Ranking das 10 marcas mais valiosas!
Mas afinal, o que é inovação? Do latim innovatio, é uma ideia, método ou prática diferente dos padrões anteriores, é algo novo. As vezes, inovação é confundida com invenção. Invenção é inovação se tem sucesso comercial, como a energia elétrica, o avião e o post-it, por exemplo. A história está repleta de invenções que não são inovação, como a manteiga de bastão e a vareta para pressionar as teclas CTRL + ALT + DELETE, conforme você pode ver clicando aqui.
Para o Manual de Oslo, referência no assunto, inovação é: “implementação de um PRODUTO (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um PROCESSO, ou um novo método de MARKETING, ou um novo método ORGANIZACIONAL nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.” Temos então 4 pilares da inovação: Produtos, Processos, Marketing e Organização. Com base nesta definição, planejamos com os empresários a inovação nos pequenos negócios. Agora que você entendeu o básico, é importante compreender que a inovação possuí 3 níveis de alcance: MUNDO, MERCADO E EMPRESA, conforme o Manual de Oslo.
1: Uma inovação pode ser NOVA PARA O MUNDO: aqui, ela quebra barreiras geográficas, provoca mudanças na vida das pessoas e nos negócios. Um exemplo é a linha de produção de automóveis, implantada por Henry Ford em 1913. O Fordismo mudou a indústria automobilística e fez com que a concorrência se movimentasse. A Ford passou a produzir veículos em massa e a preços “acessíveis” numa época em que carro era luxo.
2: Uma inovação pode ser NOVA PARA O MERCADO: nesse contexto, muda perspectivas e configurações do mercado. A indústria musical, por exemplo, foi e é afetada pela possibilidade de o usuário armazenar músicas em dispositivos móveis. A Era da Internet trouxe possibilidades nunca vistas antes, está “acabando” com os CDS e mudou hábitos. Os aplicativos Spotfy e Deezer, por exemplo, permitem que o usuário acesse milhões de músicas pagando um valor mensal. Tem sido um desafio para a indústria da música repensar suas estratégias de venda.
3: Uma inovação pode ser NOVA PARA A EMPRESA: uma mudança no negócio que gera resultados é uma inovação. Por exemplo, uma alteração na disposição de máquinas em uma pequena indústria pode resultar em maior eficiência produtiva. Ou então, o lançamento de um produto, que pode aumentar receitas. Aqui, simplificamos o conceito de inovação, podemos dizer que ela é:
"Uma mudança realizada na empresa que gere resultados."
Dependendo dos resultados gerados, a inovação pode atingir os 3, 2 ou apenas 1 dos níveis de alcance. Exemplos de resultados de inovações nas empresas são: melhoria na gestão das informações através de aquisição de software, menor rotatividade da equipe com a implantação de políticas de gestão de pessoas, aumento do número de clientes devido a ações de relacionamento, como cartão fidelidade ou eventos etc. Então, inovação é menos complicada do que parece. Para inovar, você não precisa inventar o tele transporte, ser um gênio da física ou um criativo nato. Você pode rever produtos, processos, estratégias de marketing e de gestão. Pode ser algo a nível local, dentro do seu negócio.
Entender o que é inovação é um passo para termos negócios mais inovadores? Sim, o desconhecimento é fator limitante. Alguns mitos cercam o tema e falar sobre eles é um passo para termos negócios mais inovadores. Algumas vezes, ouvi as seguintes afirmações (mitos) dos empresários.
Mito 1: A inovação é somente para grandes empresas! Não, algumas grandes empresas têm setores de pesquisa e desenvolvimento. Isso facilita a criação de uma cultura inovadora. Mas, a pequena empresa, se tiver líderes de postura aberta, atitude e criar o ambiente adequado, pode ser tão ou mais inovadora que uma grande organização.
Mito 2: Preciso gastar muito para inovar na empresa! Não, a atividade inovadora não necessariamente requer altos investimentos. Mapeamento de processos, lançamento de novos produtos e até a criação de novos canais de relacionamento são inovações. As que envolvam novas tecnologias podem ser realmente caras. Mas, isso não é regra e é possível inovar sem gastar muito e, as vezes, com custo zero.
Mito 3: A inovação é só tecnologia! Não, a inovação pode ser a oferta de novas soluções para os clientes, mudanças nas estratégias de marketing, alterações na estrutura organizacional, reaproveitamento de espaços e máquinas etc. Se a nova ideia implantada gerou resultado, ela é inovadora. Associamos inovação à tecnologia porque muitos produtos inovadores são de base tecnológica e divulgados mundialmente (estão na mídia), como os eletrônicos. Mas, se você tem uma loja de roupas e passa a vender sapatos ou se você tem um restaurante e cria um novo prato, você inovou em produto.
Mito 4: Preciso inventar algo radicalmente novo para inovar! Não, para inovar você pode adaptar ideias e processos já aplicados anteriormente em outros negócios. Você pode buscar melhores práticas no mercado e comparar com o que é aplicado no seu negócio. Você pode participar de eventos para buscar ideias, pode visitar empresas que são referência. Tudo isso, junto com uma cabeça aberta e certa dose de vontade, pode gerar ideias para inovar no seu negócio.
Agora que você entendeu o conceito de inovação e mitos foram rompidos, eis a pergunta chave é: como a minha empresa pode ser mais inovadora? Aqui, meu objetivo era desmistificar um tema em alta, mas que ainda gera dúvidas. Entender o que é inovação é importante para abrir a mente e começar a adotar uma nova postura. A inovação deve ser vista como um processo e, como todo processo, precisa ser gerenciada. Em breve, escreverei sobre como criar a cultura da inovação no seu negócio.
Um RESUMO até aqui!
Inovação é para todos os negócios. É a mudança (que gera resultados positivos) nos produtos (bens ou serviços), nos processos, nos métodos de marketing e organizacionais. Geram modificações no seu negócio, no mercado que você atua ou no estilo de vida das pessoas. Não é só para grandes empresas e nem é só tecnologia. Assim, pequenas empresas podem/devem ser inovadoras. Para inovar, você não precisa ser um gênio criativo e nem gastar tanto. Acontece de acordo com a postura dos líderes, em um ambiente adequado e deve ser vista como um processo. Assim, precisa ser gerenciada.
Gostou? Curta, comente e compartilhe! Me siga ou me adicione para ler mais!