6½ aprendizados sobre inovação

6½ aprendizados sobre inovação

Nos últimos 20 anos, tive a oportunidade de vivenciar o mundo da inovação no Brasil a partir de diversos ângulos: como empreendedor e consultor na Inventta, sócio da KPTL - Venture Capital e conselheiro da ANPEI. Parte da beleza que vejo na disciplina da inovação está na riqueza de aprendizados que podemos ter quando a vivenciamos plenamente. No meu caso, na maioria as vezes, vivenciando a inovação e a gestão da inovação dos nossos clientes.

Para celebrar o Dia da Inovação, resolvi colocar no papel e compartilhar com vocês os 6 e ½ maiores aprendizados que tive sobre inovação e que considero essenciais para quem deseja transformar ideias em resultados de valor.

1. Inovar é gerar valor

Esse é o ponto de partida para qualquer esforço inovador. Se uma "inovação" não gera valor, seja ele em receita, redução de custos, segurança ou até mesmo em reputação de marca, então não podemos chamá-la de inovação. Infelizmente, a inovação, nos últimos anos, foi desgastada por iniciativas que não geravam valor, criando o que foi chamado de o "teatro de inovação". Portanto, o conceito de valor precisa estar intrinsecamente ligado à ideia de inovação para que ela seja reconhecida e tenha impacto real.

2. Inovação não acontece sem a vontade da liderança

Liderança é a força motriz por trás de qualquer transformação organizacional, e com inovação isso não é diferente. Se as lideranças não estiverem comprometidas em fazer com que a inovação aconteça, ela não vai ocorrer. Para que isso aconteça, os grandes interessados na inovação - os donos ou acionistas - têm que entender o valor da inovação e criar os incentivos para que os executivos e colaboradores façam a inovação acontecer. Inovar exige um alinhamento claro entre os objetivos estratégicos da empresa e os incentivos dados aos líderes. Apenas com esse alinhamento a inovação consegue prosperar e ter o apoio necessário para transformar o negócio.

3. Inovar não é a única forma de gerar valor

Muitas vezes, há a crença de que inovação é o único caminho para gerar valor, mas a realidade é que, no curto prazo, a melhor maneira de gerar valor para uma empresa é executar bem seu core business. Esse é um dos motivos da inovação ser questionada por executivos que não são letrados no assunto. Reconhecer o papel das outras formas de geração de valor para um negócio trabalhando de forma sinérgica com o esforço inovativo é uma boa prática.

4. O valor da inovação vem mesmo é da execução

Ter ideias inovadoras é apenas uma parte do processo. O verdadeiro valor surge na execução. Criatividade e estratégia são essenciais, mas a execução é o que transforma a inovação em resultados tangíveis. Disciplina, método, persistência e coragem são apenas algumas das características necessárias para levar uma ideia inovadora do papel à prática, e nem sempre o caminho é fácil. Pior, nem sempre dá certo. Faz parte do jogo.

5. Inovação tem muito a ver com arte

Apesar de existirem diversas metodologias e frameworks para inovação, muitas vezes a inovação é um processo tão sensível quanto a criação artística. Há uma combinação de sensibilidade, flexibilidade e percepção do ambiente que se assemelha mais a um processo criativo do que a uma fórmula rígida. Cada projeto de inovação tem suas nuances, e o sucesso depende da capacidade de adaptar e ajustar, e não de seguir uma receita de bolo. Não acredito que exista uma abordagem "one-size-fits-all" para inovar, e é isso que torna o processo tão fascinante. Acredito em boas práticas, mas não acredito nas "normas ISOXXXX" de inovação*.

* não acredito, mas posso mudar de opinião caso alguma empresa que as tenha adotado me apresente os resultados de sua implantação.

6. A inovação é a única força capaz de transformar um negócio

Diversas iniciativas podem impactar o P&L de uma empresa, mas apenas a inovação, quando aplicada de forma intencional e sistemática, é capaz de transformar profundamente um negócio. Ela modifica comportamentos, cultura e, ao longo do tempo, torna-se parte do DNA da organização. Somente assim uma empresa se mantém competitiva no longo prazo, sem perder sua capacidade de se reinventar. Não conheço empresas realmente inovadoras que não tenham traços da inovação em sua cultura organizacional.

½. A inovação baseada em ciência ganhará força

Esta é uma crença pessoal sobre o futuro da inovação. Depois de experimentar diferentes formas de inovação – design, digital, cognitiva, empreendedora – acredito que a inovação baseada em ciência ganhará mais força. Para enfrentar os desafios globais e complexos que estamos vivendo, será a ciência que nos trará as soluções mais robustas. Não é apenas uma questão de tendência, mas de necessidade. Os avanços que exigem conhecimento científico, tecnologia de ponta e pesquisa rigorosa serão essenciais para respondermos aos grandes desafios da sociedade.


E você? Qual o seu grande aprendizado sobre inovação? Compartilhe comigo, vou adorar saber suas experiências e como a inovação impactou o seu caminho.


O conteúdo original que deu origem ao artigo foi divulgado no dia 19/Out/24 nesse post.


Nilson Cortez Junior

Diretor / Gerente / Consultor / Educação Executiva / Educação Corporativa / Plataformas e Tecnologias Educacionais / Segmento Educacional

1 m

Ótimo ! E muito importante o destaque ao item “ Reconhecer o papel das outras formas de geração de valor para um negócio trabalhando de forma sinérgica com o esforço inovativo é uma boa prática”…

Helaindo Guimarães Júnior

Innovation Manager LATAM at J&J | Innovative Medicine

1 m

Acredito demais na dica 1/2 também. Excelente texto, Bruno!

Gustavo Mamao

MBA | Strategic Advisor | Ag Biologicals and Sustainable Food | Serial Entrepreneur (2 exits)

1 m

Gostei muito Bruno Moreira! Ótima síntese e meu highlight: “Há uma combinação de sensibilidade, flexibilidade e percepção do ambiente que se assemelha mais a um processo criativo do que a uma fórmula rígida.”

Bruno ,pertinente todos os itens mas principalmente esse ultimo no qual a ciencia tera uma importancia muito grande.Adicionaria a isso a ciencia com os dados que vão nortear com mais profundidade os seguintes passos mas não podemos esquecer de que tudo isso depende de pessoas.Se les não tiveram a vontade ou motivação nenhuma inovação acontecera Parabens pelo artigo

Glauber Batista Moreira Santos

Doutorando - UFC; Pesquisa e Inovação aberta - M. Dias Branco; Mestre e Engenheiro de Alimentos - UFC.

1 m

Bruno, obrigado pelo compartilhamento das informações. Importante essa visão estratégica na Inovação, pois isso é fundamental para todo o aprendizado durante a geração de valor. O último ponto sobre a ciência no Brasil é interessante e um desafio complexo, devido aos investimentos de médio-longo prazo em avaliação ao nível de maturidade da tecnologia, mas uma excelente jornada pela frente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos