INVESTIMENTOS NO EXTERIOR

INVESTIMENTOS NO EXTERIOR

Aprenda a driblar as instabilidade de 2024


O mundo é grande de mais para investir só no Brasil

O Brasil é uma de capitais do resto do mundo. Representamos menos de 1% dos ativos globais.

Mesmo assim, estatísticas demonstram que os brasileiros chegam a alocar 99% do seus recursos em ativos brasileiros.

Além disso, esse viés doméstico também faz com que os investidores fiquem suscetíveis à concentração em setores específicos do mercado local

O gráfico abaixo mostra uma exposição setorial no Brasil bastante focado na área financeira, enquanto nos mercados mais desenvolvidos a divisão é feita de forma mais equilibrada

.Assim, ao considerar fazer alocações fora do Brasil, um dos benefícios é a exposição a novas tendências do mercado e a setores pouco representativos por aqui.

Nesse ponto podemos citar o setor de semicondutores, o setor tem se beneficiado das tendências recentes em computação em nuvem e inteligência artificial.


Tipos de investimentos no exterior

fundos de investimentos

Esses fundos são constituídos no Brasil mas você consegue atrelar a sua carteira a diferentes moedas como dólar, euro.

A principal vantagem de investir no exterior por meio de fundos é a simplicidade. Existem cerca de 80 fundos internacionais no Brasil.

ETFs - Exchange Traded Funds

Na prática, essa modalidade permite comprar fundos de ações de empresas americanas, europeias, asiáticas, entre outras. A principal diferença de um ETF para um fundo de investimento é a forma de gestão, pois possuem normalmente uma gestão ativa. Já os ETFs têm gestão passiva, que buscam replicar índice de referencia, seguindo seu desempenho.

Em relação à tributação, o imposto de renda é de 15% sobre o ganho obtido. O imposto é recolhido sobre os ganhos pelo próprio investidor, através de DARF e seguindo a mesma dinâmica das ações.

BDRs - Brazilian Depositary Receipts

A liberação para pessoa fisica dos BDRs no segundo semestre do ano passado fez com que o mercado tivesse maior liquidez e com que as pessoas quisessem diversificar mais. Nessa modalidade, os ativos financeiros são recibos de empresas estrangeiras negociadas no Brasil através da B3

Assim como os ETFs, investimentos em BDRs estão sujeitos à aliquota de 15% sobre os ganhos.

COE - Certificado de Operações Estruturadas

Os COEs são tributados pela mesma tabela de imposto de renda dos produtos de renda fixa. É uma modalidade de investimento que une a previsibilidade da renda fixa com o potencial de retorno da renda variável e permite que o dinheiro aplicado acompanhe a cotação do índice/ativo financeiro ao qual ele seja indexado.

Ou seja, é uma espécie de ''pacote'' de operações financeiras, que normalmente envolvem papéis que pagam juros de um lado e derivativos de outro. Como no caso dos BDRs, investir em um COE não exige enviar dinheiro para o exterior.


CONCLUSÃO

Depois de todo o conteúdo abordado nos últimos capítulos, podemos perceber que limitar seus investimentos ao mercado local não faz sentido.

Afinal, a exposição ao cenário econômico de outros países traz a possibilidade de acessar diferentes ativos que refletem em uma dinâmica bem diferente na construção do seu patrimônio.

E o mais importante: ter uma fatia do seu portfólio alocado internacionalmente é um processo cada dia mais simples, rápido e acessível.


ESSE MATERIAL É PARA CONTRIBUIR DE FORMA EDUCACIONAL E NÃO UMA INDICAÇÃO DE INVESTIMENTO!




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos