Julgamentos dos atos golpistas, o 'elefante branco' da USP e mais notícias desta terça-feira
Foto: Sérgio Lima/AFP

Julgamentos dos atos golpistas, o 'elefante branco' da USP e mais notícias desta terça-feira

Por Rodolfo Mondoni

Bom dia!

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal tornou réus os cem primeiros denunciados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Com a decisão, serão abertas ações penais contra 50 investigados como incitadores da ofensiva antidemocrática e outros 50 acusados de executarem os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes. André Mendonça e Kassio Nunes Marques, ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, disseram que o STF não tem competência para julgar 50 "executores" dos ataques, mas acabaram vencidos. Nesta terça-feira, a Corte dá início à análise sobre o recebimento de mais 200 acusações oferecidas contra outros radicais.


editorial do Estadão de hoje defende a abertura da CPMI sobre os atos do 8 de Janeiro e afirma que poucas situações da vida nacional mereceram a instauração de uma comissão de investigação por parte do Congresso como os eventos golpistas do início do ano. Por outro lado, o texto reconhece os riscos da comissão ser usada para reescrever a história, dificultando o conhecimento dos fatos e das respectivas responsabilidades.


Após deixar o comando da agência de viagens HurbJoão Ricardo Mendes reconheceu os erros na comunicação e diz que foi “pego de surpresa” pela dificuldade de acessar o caixa da empresa e honrar os contratos. Em meio às reclamações de clientes que compraram pacotes e não conseguiam viajar, Mendes discutiu nas redes sociais e chegou até a expor dados de um deles no último fim de semana. Entenda o caso e leia a entrevista completa. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Foto: Reprodução/Instagram

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden anunciou que tentará a reeleição em um vídeo postado na manhã desta terça-feira instando os eleitores a deixá-lo “terminar este trabalho” e revivendo a possibilidade de um novo duelo com o ex-presidente Donald Trump.


Na Conectado na íntegra você ainda vai ler sobre um 'elefante branco' da USP, que tenta achar saída para um prédio no Butantã; o estudo que indica que, apesar de ajudar a repor energias, o cochilo não afasta os riscos de uma noite mal dormida; e a nova turnê para homenagear a Legião Urbana que começa em maio e deve rodar o País.


Essa é uma edição reduzida da newsletter publicada em nosso site, exclusiva para assinantes. Inscreva-se aqui para ver os outros conteúdos e experimente grátis por 30 dias.

João Dionisio dos Santos Bezerra

Engenharia Mecânica | Engenharia de Manutenção | Engenharia de Segurança | Engenharia Industrial

1 a

Não acredito que uma pequena quantidade de pessoas que, supostamente, invadiram e depredaram algumas poucas dependências em Brasília, sem armamento algum e totalmente desorganizadas possam ser chamados de golpistas. Coisa mais nojenta usar esse adjetivo, apenas na tentativa de potencializar o ocorrido. Somos tidos como idiotas pelo resto do mundo.. 😏

Um questionamento, não sou advogado, mas com o vazamento das imagens que o Governo queria que ninguém visse, vem a resposta que a PF tinha posse e não decupou, não inocentando ninguém, mas como se entrega um inquérito para julgamento, quando todas as informação que podem ser pertinentes não estão no mesmo? É no mínimo estranho e mais estranho ver parte da mídia militando ao invés de serem jornalistas de verdade. O Estadão está caindo na real de leve mas está agora, os outros membros do super consórcio de mídia ainda não. Outro detalhe, como um Juíz, nesse caso um Ministro do STF que deveria se ater às questões constitucionais, mas.. investiga, processa e julga, dá o seu voto em um inquérito incompleto. Soltaram o Lula por muito menos, questão de "CEP" dos processos com vastas provas e condenações confirmadas, seguidas de aumento de pena em instância superiores. Mas eu não advogado, alguém pode me explicar?

Natanael Miranda Jr

Prestador de serviços na JunAster massoterapia

1 a

O interessante é que o STF não haje com o mesmo ímpeto pra acabar com o crime organizando

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos