O 'socorro' do STF a Lira, a reinauguração da Praça Princesa Isabel e mais notícias desta sexta
Por Marcia Pezenti
Direto de Brasília, Vera Rosa nos conta que o STF, acusado de ativismo judicial pelo Congresso, entrou em cena para "socorrer" o presidente da Câmara, Arthur Lira. Ao encaminhar para julgamento a ação que prevê a punição das plataformas pela circulação de conteúdos falsos e discursos de ódio, o ministro Dias Toffoli atua não só para dar resposta a Elon Musk, dono do X, mas para evitar que Lira, que engavetou o PL das Fake News nesta semana, seja associado a uma nova derrota em plenário; leia bastidor.
Ontem, o presidente Lula vetou o trecho do projeto de lei, aprovado pelo Congresso, que proibia a "saidinha" de presos no regime semiaberto. Com a decisão, as Casas Legislativas podem derrubar ou acatar o texto sancionado pelo presidente; veja os próximos passos.
Um juiz da 21ª Vara Cível Federal de São Paulo suspendeu o presidente do Conselho de Administração da Petrobras de suas funções por conflito de interesses. Além de liderar o comitê de acionistas da empresa, Pietro Sampaio Mendes é secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e foi indicado pelo ministro Alexandre Silveira, que trava uma disputa pública com Jean Paul Prates, que comanda a estatal.
Recomendados pelo LinkedIn
Na capital paulista, o prefeito Ricardo Nunes barrou o aumento de radares eletrônicos e determinou que a implementação de novos dispositivos só deve ocorrer quando a iniciativa tiver a necessidade comprovada. O decreto é um recuo em relação ao plano que a própria gestão havia anunciado esta semana.
Em análise no The New York Times, o professor de história do Oriente Médio, Benny Morris, aponta que o premiê Netanyahu está certo ao considerar que é crucial para Israel conquistar Rafah e destruir os batalhões do Hamas abrigados na cidade no extremo sul da Faixa de Gaza: "Se isso não ocorrer, o grupo terrorista sobreviverá para matar e estuprar novamente - e seu líder, Yahya Sinwar, emergirá de seu esconderijo declarando vitória"; leia mais.
Na Conectado completa você ainda encontra São Paulo inaugurando a Praça Princesa Isabel dois anos após a ação policial que espalhou Cracolândia; por que é necessário alongar antes e depois dos exercícios e os cuidados para evitar lesões; e a volta de 'O Avesso da Pele', de Jeferson Tenório, para as escolas do Paraná e de Goiás um mês após ser recolhido.
Esta é uma edição reduzida da newsletter publicada em nosso site, exclusiva para assinantes. Inscreva-se aqui para ver os outros conteúdos e experimente grátis por 30 dias.