Liderança e protagonismo
Recentemente, fiz uma enquete por aqui sobre protagonismo do líder.
A pergunta era:
“Na sua opinião, a maioria dos líderes que vemos no mercado:
Puxa o protagonismo para si;
Equilibra pessoal x equipe;
Dá maior destaque para a equipe.”
Nas respostas, 71% das pessoas acreditam que o líder puxe o protagonismo para si; 26% apostaram que ele equilibra o pessoal com a equipe e 3% apontam que o líder dá maior destaque para a equipe.
Preciso concordar com a maioria das pessoas que responderam a enquete. Porque o protagonismo realmente passa pelo líder – é da natureza do cargo e ele também é cobrado por seu líder maior para assumir esse protagonismo.
Recomendados pelo LinkedIn
Só com o passar do tempo, do trabalho, da convivência, o líder vai entender que existem em sua equipe pessoas capazes de serem protagonistas com ele. A partir do dia a dia, das entregas, das trocas, dos feedbacks, das atitudes, nasce a exposição do time. Nesse processo, líder e equipe amadurecem.
Liderança desenvolve-se e conquista-se. O verdadeiro líder ajuda a desenvolver o protagonismo dos profissionais de sua equipe. E o líder desse líder também precisa saber avaliar a liderança que está sob seu comando.
Contudo, não falo aqui em líderes que colocam suas equipes em situações complicadas, falhas, desconcertantes até – e olha que existe, sim, esse tipo de líder.
Creio que a melhor reflexão que pode ser estabelecida a partir dessa enquete é a de que o líder necessita ter a capacidade e o nível de maturidade para, aos poucos, ir percebendo em sua equipe os profissionais que podem vir a ser líderes também – mesmo dentro do próprio grupo. O que incluir preparo, oportunidade de crescimento e espaço para o desenvolvimento.
Só assim o líder poderá contar, em sua equipe, com profissionais maduros, qualificados e capazes de poderem dividir com ele as resoluções dos problemas, configurando o time multifunção por excelência!
#liderancahumanizada #desenvolvimentohumano #gestaohumanizada #programaeditoriais #insightseeds #LinkedinInsiderBR
Learning & Development Facilitator
3 dDr. Alexandre, your reflection on leadership is insightful and thought-provoking. It's crucial to continually explore the impact of humanized leadership in today's dynamic environments.
CFO | Controller | Gerente | Controladoria | Diretor | Administrativo Financeiro
3 dA liderança deveria ter a compreensão que antes de ser lideres somos humanos. Logo, o autoconhecimento torna-se muito importante para ser um bom líder, pois a partir dai teremos autoconfiança sendo possível nos conectar com o liderado compreendendo suas limitações de forma a desenvolve-lo em sua plenitude buscando melhores resultados para ele e a companhia. Nosso mercado está carente de liderança que tenha essa percepção de si e do próximo.
Capitã @ NAU25 | Especialista em Marketing Estratégico e Neuroeducação.
3 dÉ um desafio hoje para os líderes, abrir mão do protagonismo no momento do resultado positivo. Precisa ter um alto locus de controle pra entender os resultados. E mais ainda, precisa ser um líder de verdade. Qndo somos líderes de verdade o nosso objetivo número um é fazer com que o outro se desenvolva.