Liderança pelo exemplo
É comum me perguntarem o que penso sobre liderança, sobre como motivar as pessoas. Como é um tema vastíssimo, gostaria de destacar aqui apenas alguns aspectos. A liderança é um processo que se constrói a partir da credibilidade e da integridade do líder. Afinal, só nos comprometemos a seguir líderes em quem confiamos.
A credibilidade se conquista muito mais com atitudes do que com palavras. É o chamado “walk the talk”, ou seja, fazer o que se diz, ter coerência entre ação e discurso. Em outras palavras, é liderar pelo exemplo, envolver-se no processo e mostrar o caminho. Mas um dos pontos mais importantes está em reconhecer e perceber a importância das pessoas. Assim, o líder cultiva a empatia, inspira e motiva sua equipe.
Em 2020, no auge da pandemia de covid-19, alguns educadores e educadoras da Ânima e seus familiares contraíram a doença. Dada a delicadeza daquele momento, entendi que estar próximo de todos era muito importante. Decidi, então, contatar por telefone cada uma das pessoas diagnosticadas positivas com o vírus. Liguei para 576 educadores e educadoras do Ecossistema Ânima para ouvi-los e acolhê-los. Enviei 15 cartas toda segunda-feira, no período mais agudo do isolamento social. Estes gestos de acolhimento, esperança e solidariedade foram maneiras que encontrei para romper o distanciamento a que estávamos submetidos naquele momento difícil e assim valorizar as pessoas, conduta que considero fundamental para a credibilidade.
A pandemia reforçou como é importante ter uma liderança pautada pela empatia, mesmo nos períodos mais turbulentos. As interações – sejam elas presenciais ou remotas – precisam ser cada vez mais humanas. Proximidade e o exercício da alteridade são fundamentais não só para a produtividade da companhia, mas, principalmente, para a qualidade de vida e o bem-estar do time.
Somos todos missionários!
Conselheiro Independente Certificado CCA-IBGC | Estrategista em Inovação e ESG | Impulsionando Crescimento Sustentável e Transformação Corporativa
1 aMarcelo, muito interessante o seu ponto de vista. Digo isso por dois motivos: primeiro por que não se pode cobrar dos liderados aquilo que não se faz. Segundo por que você foi exemplar na postura adotada com o time da Ânima durante a pandemia. Em tempos em que a inteligência artificial traz mais eficiência para muitas das funções que fazíamos, a nossa humanidade ela não poderá substituir. Investir em tornar as organizações mais humanas trará muitos frutos e impacto positivo na vida de todos.
Gestão Educacional Executiva | Docência | Ensino Superior | Educação Básica | Advogado
1 aLiderança, empatia, humanização, qualidade de vida no trabalho... A receita para uma liderança de sucesso e uma equipe motivada, com certeza ! Obrigado pelas reflexões, Professor !
Servidora Pública Federal
1 aÓtimo texto, empatia e humanidade, fundamentais para nossa evolução espiritual.
Psicóloga Docente e Tutora Acadêmica | Educação Digital - EAD | Atendimento ao Aluno | Analista de Treinamento e desenvolvimento | Analista Acadêmica | Analista Administrativo
1 aÉ motivador tê-lo como exemplo ❤
Se há alguém que realmente corporifica o Walk-the-talk é você Marcelo Battistella Bueno, e desde sempre. Um verdadeiro líder inspirador, em todas as dimensões, para quem tem o privilégio de compartilhar da sua jornada e vida.