Mas afinal, para que serve esse tal AUTOCONHECIMENTO?

Mas afinal, para que serve esse tal AUTOCONHECIMENTO?

Sabe quando você participa de um processo seletivo e é solicitada uma redação com a instrução para você descrever sobre si mesmo, e suas experiências profissionais, pessoais, sociais e familiares? Ou quando perguntam a respeito de suas competências, vida pessoal, habilidades, um ponto de vista seu sobre uma determinada situação?

Pois então, é importante a gente se conhecer por dentro para entender melhor nós mesmos e depois entender os outros (as outras pessoas).

O autoconhecimento é importante também no combate ao estresse, e outras alterações das emoções que podem evoluir para um quadro de saúde mais complicado. A gente se conhece e aprende a respeitar o outro e dessa maneira as relações com as outras pessoas são melhores, com menos conflitos.

Cada pessoa tem um modo de pensar, tem uma criação, uma religião, uma educação, com respeito, amizade, tolerância às relações em equipe são mais saudáveis e são evitadas confusões desnecessárias que pode prejudicar o outro. Porque o que para você pode ser uma brincadeira, para outro pode ser uma ofensa e pode levar a baixa autoestima da pessoa, e assim pode agravar sua saúde mental.

O autoconhecimento pode ajudar:

 No Crescimento pessoal e profissional (inicio da escolha da carreira, mudança de carreira, desenvolvimento na carreira);

Estar mais satisfeito com você mesmo (autoestima) e ser mais feliz;

Melhora as relações familiares e de amizade;

 Em produzir mais e melhor no trabalho;

Ser mais paciente e tolerante com os outros (empatia, solidariedade, estima).


Ao se conhecer de verdade, o seu verdadeiro eu, você vai descobrir qual o melhor caminho para você seguir, as melhores pessoas para você se relacionar, os melhores cursos para você fazer, a melhor empresa para você trabalhar.

Convido então você a fazer essa imersão para dentro de si, responda para si mesmo:

1.        Eu, como eu me vejo?

2.        Como os outros me veem?

3.        Como eu gostaria de ser?

4.        Como os outros gostariam que eu fosse?

5.        Como eu não gostaria de ser?

6.        Como os outros não gostariam que eu fosse?

7.        O que eu sou. O que eu realmente sou?

8.        Quais são meus ideais? Em que você acredita realmente?

9.        Quais são meus bons hábitos?

10.      Quais são meus maus hábitos?

**Recomendação: Responder em uma folha de papel e guardar. De vez em quando olhar novamente e se mudar de pensamento, pode trocar, pois não existe certo ou errado, são seus sentimentos, vontades e interesses, é sua maneira de pensar, é o que você acredita de você.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Respondido? E qual tal mais esse desafio?

Muitas vezes pensamos que estamos nos comunicando e mostrando para as outras pessoas o nosso “eu verdadeiro”, mas que tal fazer um pequeno teste: pergunte para um conhecido como ele te vê? Peça para ele responder com sinceridade, sem julgamentos, para facilitar, pode sugerir ele mencionar uma caraterística sua (alegre, sorridente, comunicativa, tímida), por exemplo. Depois peça para um amigo (a) mais intimo, faça a mesma pergunta, depois para um familiar mais distante, um familiar mais próximo. Hum, será que as respostas serão iguais? O que você acha?

Faça a mesma pergunta para si mesmo, e então, qual sua resposta? Foi semelhante com a resposta de alguém?

É assim que construímos nossa imagem pessoal e profissional, para responder certos questionamentos quando participamos de entrevistas de emprego, por exemplo, ao se conhecer melhor, você não precisa de respostas prontas, você precisa ser verdadeiro, mostrar quem é você e o que você busca na sua carreira, não tem mágica, tem conhecimento e autoconhecimento.

Você se conhece? Consegue responder aquelas questões ou outras questões a respeito de você com segurança? Então comece a pensar, reflita, tire um tempo para você pensar em você.

Faz sentido? Espero de verdade que faça essa autoanalise e se precisar, conte comigo!

Sou Psicóloga e trabalho desde minha formação com Autoconhecimento, Orientação Profissional e Psicoterapia já fazem mais de 10 anos, no que eu puder ajudar, fale comigo.

Meu e-mail: psifabiana@yahoo.com.br

Fabiana Pereira - CRP 08\11830



Isadora Faccas

Psicóloga Clínica | Terapia Cognitivo-Comportamental

4 a

Ótima reflexão!

Luiz Roberto Fava

Consultor | Palestrante | Mentor | Liderança Espiritualizada | LIDERGIA - A energia que emana da lideranca

4 a

Tema sempre atual. Gosto muito deste tema. tanto que já escrevi três textos sobre ele. Caso tenha interesse, entre na minha página e procure pelos artigos TRÊS PILARES DO AUTOCONHECIMENTO (PARTES 1, 2 E 3) e AUTOCONHECIMENTO E PRODUTIVIDADE. Parabéns pelo texto.

Richard Heiras

Especialista em Liderança, RH e Gestão de Pessoas | Treinamentos Sem Enrolação | Mentorias | Palestras Provocacionais | Campanhas Publicitárias | "O Sniper de DinoChefe 🦖"

4 a

Autoconhecimento é tudo Fabiana da Silva Pereira Ótimo artigo! Um grande abraço de 20 segundos! Richard Heiras

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos