Mensagem de fim de ano
A única vez que fui demitida foi bem perto do natal. Fiquei num misto de tristeza, choque e alívio porque aquele trabalho, realmente, não era para mim. Há rupturas que só entendemos quando passam. Por sorte, naquela época eu tinha CLT e o seguro-desemprego me ajudou bastante.
Que todo mundo que nessa temporada do ano esteja sendo dispensado, tire um descanso para recuperar forças e correr atrás (não existe "época boa" para perder emprego, mas perto das festas há muitos gatilhos e, rapidamente, chega janeiro com suas toneladas de boletos).
Que todo mundo que nessa época do ano está sem trampo ou perspectiva, consiga uma oportunidade para mostrar seu potencial, honrar as contas e dormir em paz. Mais entrevista pessoal, menos formulários de plataforma com 20 páginas que sequer parecem também automatizados para dar feedback sobre processos seletivos.
Que quem trabalhou bastante, porém sem a menor motivação, sem vislumbrar promoção, férias ou alguma melhora, encontre um caminho mais suave em 2024. Talvez em outro ambiente de trabalho ou carreira (eu sou do tipo que acha que quem não te valoriza, não te merece. Isso é para TODAS as relações da vida).
Se você foi recompensado, promovido e recebeu uma proposta maravilhosa, parabéns. Siga animado e não se envaideça demais. O mundo do trabalho é muito cíclico. Tem muita gente que parece seu amigo agora, mas a vida vai te dar melhores filtros.
Que neste próximo ano as vagas afirmativas, diversas, inclusivas não sejam conversa fiada, que as empresas entendam que ESG não é separar as lixeiras por cor, que as pessoas sejam valorizadas e ouvidas sob uma perspectiva individualizada (mais tolerância para entender que mães, pessoas que não moram perto do trabalho e/ou que vivem dias caóticos no transporte público vão pedir home office/ trabalho híbrido no pacote, por exemplo).
Recomendados pelo LinkedIn
Que profissionais sênior e pleno não tenham salário de júnior, que profissionais júnior não tenham responsabilidades de sênior e pleno. Que cada um seja valorizado pelo que é, sem preconceito de gênero, raça, orientação sexual, identidade e idade. Que todos tenham mais chances de começar e recomeçar. Que quem tem experiência, compartilhe, que quem tem conhecimento, compartilhe, que quem domina tecnologias novas, compartilhe.
A gente só vai se livrar da sobrecarga (mulheres principalmente) quando souber delegar funções, dividir tarefas e pedir ajuda.
Que em 2024 os "pseudo benefícios"(como a máquina de pinball ou dia de poder usar bermuda) cedam lugar a benefícios reais, como um bom plano de saúde, previdência privada...Que gestores e clientes tenham mais noção sobre o uso do whatsapp e só acionem o funcionário/ colaborador/ prestador de serviço fora do horário de trabalho em caso de real urgência.
E que nós que trabalhamos tenhamos mais consciência sobre direitos de quem trabalha, não apenas os nossos. Que tenhamos mais paciência, empatia e também inquietações. Reivindicar direitos não é e nunca foi errado.
Outra coisa: nem sempre ser CEO de MEI é ser um empreendedor. Boa parte dos trabalhadores está ali por causa da realidade/ mercado/ capitalismo que distorce o que são direitos e os acusa de privilégios. Tudo só para obter mais lucros. E, uma outra triste realidade: são cobradas dessas pessoas todas as obrigações, mas na hora dos direitos, elas só têm um contrato mesmo (e que se sintam bem satisfeitas quando os têm).
Quem puder desacelerar, desacelere. É o que vou fazer e mandar as melhores energias para quem precisa. Como eu li num meme de instagram: que toda a exaustão se transforme em pix. A minha parte eu até saberia bem como gastar.
Licenciamento e produção de conteúdo | Conectando pessoas e projetos em âmbitos multiculturais
12 mLudmila, querida! Obrigada pelo texto e pelos votos nele contidos! Disse tudo! ♥️ Um lindo Natal pra você e toda a sua família e que, sim, o ano de 2024 traga mais justiça, compaixão e equilíbrio nesse mundo do trabalho.
COO | Produção de conteúdo | Eventos de RH | Lançamento Digital
1 aQue lindas palavras Lud! Você é uma pessoa sensacional 😍
Mestre e especialista em linguagem | Planejadora, estrategista, produtora e criadora de conteúdo, revisora, redatora, roteirista, copywriter, comunicação e marketing digital
1 aAhhhh, que perfeito! Também compartilho de seus desejos, amiga! Que a gente tenha muita saúde, reconhecimento e o suficiente para ter uma boa vida! Feliz ano novo ❤️
CEO e Curador do RH Summit | Palestrante "Fogo no Palquinho" | Mediador | Influenciador de RH | 6° LGBT+ 🏳️🌈 mais seguido do LinkedIn BR | Falando do mundo corporativo de um jeito NÃO tão corporativo
1 aExcelente! Compartilho dos mesmos desejos e aspirações... Que venha 2024 e que ele seja um ano menos caótico!