MOTIVOS DO FOGO NO PANTANAL E NA AMAZÔNIA: a quem convêm a omissão?

MOTIVOS DO FOGO NO PANTANAL E NA AMAZÔNIA: a quem convêm a omissão?

Nos últimos anos realizamos trabalhos sobre a judicialização do Desmatamento da Amazônia, pendentes de resolução no Poder Judiciário.

Os resultados estatísticos revelam uma insignificância de efetividade da tutela judicial e do combate ao Desmatamento ilegal da Amazônia e do Pantanal.

São inúmeros os fatores e resultados, porém, reservados a divulgação, bem como a informação e esclarecimento aos meios de comunicação de massa e a sociedade.

Nesta semana, ouvimos vários relatos de profissionais e técnicos da área ambiental e agrária tratando sobre a anomia e falta de iniciativas efetivas do governo federal, porém, não discutem as causa e consequências do campo fático, a ilegalidade formalizada em legalidade dos territórios, a falta de tratamento adequado aos conflitos fundiários e ambientais, inclusive em áreas de unidades de conservação e territórios indígenas.

A sociedade pergunta: - A culpa é de quem? Neste embate de polarização da imputação ao agronegócios ou a bandeira ideológica radical ambiental mantém-se a força de poderes convenientes de dizer "o que se faz", "para quem", "por que" e "a quem, ao apontar um culpado e não avançar na discussão dos verdadeiros CULPADOS pela gravidade do fogo e desmatamento da Amazônia e Pantanal, no Brasil.

Estamos em um momento de controle das informações independente de partidos políticos novamente negando a fidedignidade dos dados brutos originários coletados dos orgãos oficiais, os fatos do campo e da realidade do Pantanal e Amazônia e o real resultado.

A quem a omissão confere os interesses econômicos e políticos de evitar a publicidade dos dados e negar a Ciência?

Em breve, divulgarei o tratamento de dados judiciais ambientais e fundiários, em meio de comunicação e circulação no Brasil e exterior.

A sociedade rogamos pela pressão e pelo pedido de informações atuais e reais.


Rachel Lopes Queiroz Chacur

Doutora em Ciências Ambientais - UFSCar

Mestre em Direito e Advogada.

Pesquisadora científica e Consultora ambiental e jurídica.

(11) 914788060 - Brasil.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rachel Lopes Queiroz Chacur

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos