Mundo interno x Mundo externo
"Você se perguntando como é possível todo mundo se tornar um imperador. Eu digo que todo mundo pode; há um grande império onde todos somos imperadores. Mas todos os que conhecermos no mundo são apenas escravos. Mesmo aqueles que estão a ilusão de que são imperadores não passam de escravos. "
(Osho).
Fiquei pensando nesta citação num livro do Osho, que eu estou lendo agora, eu sei caro leito que os seguidores do Osho aprontaram todas e mais uma, na cidade de Oregon, mas vamos combinar de não fazermos julgamentos, este vai ser ponto principal desta leitura.
A primeira coisa que pensei foi na figura de um Imperador, uma figura arquetípica que denota a figura de um pai, o senhor, o mestre que sabe como fazer as coisas, um líder poderoso ele assume o controle, coloca as coisas em ordem e protege aqueles sobre o seu domínio.
O texto do Osho nos fala de Impérios, temos o nosso mundo externo e o nosso mundo interno, afinal qual deles somos realmente Imperadores?
Se há uma coisa que não conseguimos controlar por mais que quisermos são os eventos externos, uma demissão, epidemias, quebra da bolsa, um contrato não assinado, não podemos controlar nosso entorno, por isso não podemos ser escravos dos acontecimentos da nossa vida. Ter um controle sobre tudo o que acontece é praticamente impossível e qual a melhor atitude tomar para tornar a vida leve e agradável ?
Nosso mundo é dual, bem e mal , certo e errado e se no nosso mundo externo, interpretássemos os eventos como neutros? Sim, neutros...Como assim? Quandos os eventos acontecerem, nós procurássemos resolvê-los, agindo de forma prática, um guarda quando emite uma multa, ele simplesmete executa o seu trabalho sem questionar, sem julgamentos, só faz o seu trabalho.
Por que não podemos agir assim nos eventos externos? Fazer o que precisa ser feito e pronto. E caso de um crime hediondo?
Caro leitor, por mais que faça algum juízo de valor, lembre-se que há um sistema de leis para tratar disso. Acredite o não julgamento te faz ter leveza na vida. Entenda tudo neste planeta está em perfeito equilíbrio e a cada julgamento negativo excluímos algo positivo em nós.
Me lembro do caso da Bel Pesce, na época, houveram acusações e julgamentos a Bel, de supervalorizar o seu currículo, mentir sobre onde tinha trabalhado e até veracidade sobre seus diplomas, me lembro que a maioria das pessoas só observaram o lado negativo da questão, mas há outro lado, a coragem e inteligência desta menina de ir estudar fora, o poder que ela tem de falar em público e levar o seu conteúdo de empreendedorismo aos jovens e de empreender seu próprio negócio.
Entenda tudo na vida há um equilíbrio, mas ver o lado positivo não quer dizer vou passar a mão na cabeça da Bel, quer dizer que devemos extrair das situaçoes cotidinas. aspectos positivos e negativos, pois o nosso planeta é dual e assim, equilibramos o sistema.
Um dos trabalhos do seu mundo interno seria entender os dois lados da moeda, assim entender a dualidade e se sentir em paz. Você só pode ser Imperador do seu mundo interno. Você controla o seu interno e não o externo que tem o poder de te controlar. Assim podemos criar uma barreira psíquica forte, para que eventos do mundo externo, não abalem sua estrutura interna e com isso, expandimos a consciência de quem realmente somos.
Um beijo,
Clê Andrade
bibiliografia
OSHO, em busca do eu interior , Curtix, 2019.
GASPARINI, paula, O poder é meu, 2020.
O Caibalion: Estudo da Filosofia Hermética do Antigo Egito e da Grécia,1979
Escritor, Educador, Especialista em investimento em Startups, Autor Best Seller com 4 livros publicados, Membro de conselhos consultivos. Ajudo negócios a captar investimento e crescer globalmente.
4 aAdorei o texto! Muita sobriedade e intenso na medida! Parabéns!