NÃO É SOBRE SALÁRIOS & BENEFÍCIOS

NÃO É SOBRE SALÁRIOS & BENEFÍCIOS

ESTRATÉGIA DE RETENÇÃO UTILIZADA POR GESTORES QUE DESPERDIÇAM ENERGIA E FRAGMENTAM EQUIPES.

Compor um time de profissionais alinhados com a missão e visão corporativa leva tempo, energia, investimento, paciência, trabalho duro, sistema de recompensa, planejamento e tantos outros elementos tão importantes quanto estes. Reter estes talentos na empresa, absorver e potencializar os novos conhecimentos e métodos desenvolvidos, requer observação, alinhamento de processos, acompanhamento, atualização dos manuais, desenhos de cargos, ajustes nas políticas e outros elementos necessários para o fortalecimento da estratégia organizacional.

A equipe está com índices baixos de comprometimento, vamos fazer uma pesquisa de salários e benefícios para saber o comportamento do mercado? Quem já não passou por isto?

Ainda persiste a ideia de que pagar salários compatíveis ou acima do mercado garantirá resultado e equipes de alta performance. É sobre isto que trataremos neste artigo.

O MUNDO DO TRABALHO MUDOU E AS TENDÊNCIAS TAMBÉM

O impacto da tecnologia e inteligência artificial nas atividades que exigem menor qualificação, tem sido um fator de contribuição para o aumento das funções que deixarão de existir devido à automação. Com isto, a demanda profissionais humanos com melhor qualificação aumenta tornando as políticas de retenção de talentos um ponto focal para as organizações.

Segundo o levantamento realizado pelo ManpowerGroup -a ESCASSEZ DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA NO BRASIL ATINGIU 81% EM 2022 - a média global é de 75%.

Ainda a pesquisa afirma que "a cada ano as empresas têm mais dificuldades para preencher vagas, desde as mais simples até algumas funções que exigem maior preparo e formação" - Wilma Dal Col - diretora de gestão estratégica.

Desta forma a área de RH deve visitar suas políticas, para entender se a empresa está utilizando as melhores práticas de retenção, uma vez que a "Assistência Médica" não é mais um elemento suficiente.

Neste cenário o gestor deve estar atento às necessidades da sua equipe e desenvolver habilidades para supri-las antes mesmo de tornar-se conhecidas pelos seus próprios integrantes.


FAZENDO O CAMINHO

1. GERAR AMBIENTE DE ACOLHIMENTO

Entenda quais são as condições necessárias para que cada integrante da sua equipe atinja a satisfação de pertencer à organização.

As pessoas possuem necessidades diferentes passando por níveis básicos para qualquer ser humano, como a fome e a sede por exemplo, segurança, relacionamentos, reconhecimento e realização. Para isto, comece ouvindo as pessoas, criando ambientes de fala e atenção, promova reuniões de interação como café da manhã, aplicar uma PESQUISA DE CLIMA, pode ser uma ferramenta poderosa neste momento para colher dados e tirar a sensação de subjetividade.

2. ENTENDA OS MOTIVOS DE SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO

Motivação é uma força interna, que se encontra dentro de cada indivíduo, poderosa para mover as pessoas em direção ao objetivo. Os fatores que levam a satisfação, estão relacionados com o conteúdo do cargo, responsabilidades envolvidas, englobam os sentimentos de autorrealização, crescimento e reconhecimento profissional.

Já os fatores que levam a insatisfação estão ligados às condições dentro das quais ele desempenha seu trabalho, supervisão, salário, relacionamentos, políticas da organização dentre outros.

Acesse:

POPULAÇÃO BRASILEIRA, DE ACORDO COM AS DIVISÕES DO MERCADO DE TRABALHO, 1º TRIMESTRE 2023

3. AGORA É HORA DE AGIR

Com o ambiente positivo ao fortalecimento da cultura organizacional e a coleta de dados, chegou o momento de analisar os motivos de satisfação e insatisfação no trabalho e comparar com as práticas utilizadas em sua política de retenção.

Quais são os pontos que geram mais insatisfação no trabalho?

Se a resposta, por exemplo, for Condições de Trabalho, isto significa que as necessidades básicas para o desenvolvimento do trabalho (sistema, internet, espaço para alimentação), não estão supridas, levando o colaborador à insatisfação e com o tempo a desmotivação para a realização de um bom trabalho.

Os motivos pelos quais o colaborador se mantém no trabalho vão mais além do que salário e benefícios, as pessoas querem pertencer a organização, serem desafiadas, ouvidas e ter as suas habilidades em evidência.

Manter o time satisfeito e engajado no trabalho requer esforço, monitoramento e cuidados que certamente trarão melhores resultados para a organização e realização às pessoas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Andre Tavares

  • SURGIMENTO DE PRAGAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL

    SURGIMENTO DE PRAGAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL

    O mercado apresenta soluções para combater pragas na cultura do plantio, porém, a melhor estratégia para o produtor é…

  • Quando se trata de atender Necessidades Humanas.

    Quando se trata de atender Necessidades Humanas.

    Como formar equipes de alta performance, me parece que tem sido o desejo perseguido de gestores de equipes há muito…

  • O NEGACIONISMO DO RH QUANDO O TEMA É LGPD

    O NEGACIONISMO DO RH QUANDO O TEMA É LGPD

    A LGPD ESTÁ EM VIGOR DESDE 2018 Sancionada em 14 de Agosto de 2018, pelo então presidente Michel Temer, a Lei Geral de…

  • O PODER DISCIPLINAR DO EMPREGADOR

    O PODER DISCIPLINAR DO EMPREGADOR

    QUANDO O GESTOR NÃO DÁ FEEDBACK ELE NEGA O QUE É DE DIREITO AOS SEUS COLABORADORES. É inerente ao Gestor de equipe dar…

  • DO TRANSITIVO AO INFINITO

    DO TRANSITIVO AO INFINITO

    A QUESTÃO É O PROPÓSITO Calma! Não se trata da conjugação de tempo verbal, desta vez vamos tratar de um comportamento…

  • NADA EXISTE SEM PROPÓSITO

    NADA EXISTE SEM PROPÓSITO

    A QUESTÃO É O PROPÓSITO Calma! Não se trata da conjugação de tempo verbal, desta vez vamos tratar de um comportamento…

  • AVALIE POR INTUIÇÃO, DESMANTELE EQUIPES

    AVALIE POR INTUIÇÃO, DESMANTELE EQUIPES

    AS PESSOAS QUEREM FAZER UM BOM TRABALHO Sensação repentina de pânico e medo, problemas relacionados ao sono, aumento da…

  • QUANDO ERGUEMOS AGENDAS E BAIXAMOS OS LIVROS

    QUANDO ERGUEMOS AGENDAS E BAIXAMOS OS LIVROS

    Resumo: É cada vez mais difícil encontrar alguém que não se sinta sobrecarregado. Mas o que exatamente estamos…

  • BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO EMPREGADOR, TEM NATUREZA SALARIAL?

    BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO EMPREGADOR, TEM NATUREZA SALARIAL?

    Por vezes nos deparamos com esta questão, principalmente quando o assunto é judicializado, suscitando temor por parte…

  • Quando meu plano de venda é atrativo para as empresas?

    Quando meu plano de venda é atrativo para as empresas?

    No momento em que nos deparamos com o “fantasma” do desemprego, logo uma mistura de sentimentos, frustração, coragem…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos