newsletter#7 - 5 princípios essenciais que todo líder deve ter

newsletter#7 - 5 princípios essenciais que todo líder deve ter

Quais são as habilidades de um líder que engaja e motiva colaboradores?

Se você não tem uma resposta na ponta da língua, é hora de conhecer melhor o assunto.

Afinal, a maioria das pessoas sabe que o trabalho de uma equipe sob grande liderança torna-se muito mais produtivo que a coordenação por gestores medianos. Isso acontece porque a eficácia e as habilidades de um líder podem fazer uma diferença considerável no dia a dia da empresa.

Um bom líder não só deve transmitir a missão e os valores da organização, mas demonstrar a importância que os colaboradores têm para ela. Esse tipo de comunicação favorece a motivação e, consequentemente, aumenta o desempenho do time.

Existe uma ideia de que bons líderes são aqueles que nascem com uma pré-disposição para essa posição. A princípio, não há como negar que algumas pessoas têm vantagens intelectuais e/ou de personalidade que as ajudam a se tornarem bons coordenadores de equipe.

No entanto, pessoas tidas como “comuns” também são totalmente capazes de se transformarem em líderes excepcionais. Afinal, com dedicação, é possível desenvolver as habilidades de um líder ao longo do tempo.

Para isso, é preciso que ocorra um movimento, tanto por parte das empresas quanto pelo lado dos profissionais, para que tal capacidade seja desenvolvida.

Afinal, mais relevante do que ter uma liderança satisfeita com o seu trabalho por acreditar ser o melhor que a organização pode conseguir, é ter pessoas engajadas em sua própria melhoria por terem a crença de que precisam estar sempre um passo à frente dos demais.

Desse modo, é necessário que a própria organização delineie com clareza o papel que espera que seus líderes exerçam. Esse esclarecimento proporciona um maior alinhamento entre as equipes, ao permitir que todas tenham trabalhos complementares.

Algumas das funções entendo como premissas são:

Abrir a mente: “É quando o indivíduo envelhece sem perder sua juventude mental. O mundo muda o tempo todo e com velocidade, os jovens que estão ingressando no ensino superior hoje não presenciaram a virada do ano 2000. Eles simplesmente não sabem o que é viver sem a presença dos celulares ou dos smartphones, por exemplo. Por isso é preciso acompanhar as gerações”.

Elevar a equipe: “Este tópico exprime o trabalho em grupo e quando o líder motiva seus liderados e possibilita o crescimento de seus liderados. Ora, uma vez motivado e fiel ao seu líder, este indivíduo produzirá mais e trará melhores resultados ao grupo”.

Inovar a obra: “Aqui, estamos falando desse mundo que muda rapidamente e exige adaptações. Para um bom líder, significa poder se reinventar com frequência e facilidade, mesmo em ambientes tradicionais e estáticos. Por exemplo, uma criança, hoje, tem acesso a mais de cinco mil horas de TV antes de ser alfabetizado, o que, automaticamente, exige uma mudança no sistema de ensino”.

Recrear o espírito: “O líder que é capaz de alegrar o espírito de seus seguidores obteve êxito em sua liderança. E isso significa o oposto de seriedade; é o descompromisso. Eu, por exemplo, quero que você tenha vontade de continuar me ouvindo depois desse encontro, mesmo que você esteja cansado, com fome e com sono. Afinal, independente disso, você deve permanecer animado e motivado por seu líder”.

Empreender o futuro: “Por último, diferente do que diz a música de Zeca Pagodinho, deixar a vida te levar não vai te garantir uma boa liderança, pelo contrário, seus seguidores vão ficar à mercê das intempéries. Fazendo uma boa comparação, a letra da música de Geraldo Vandré, que diz, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer” representa o modelo de pensamento ideal. Isto é a diferença entre ser proativo e reativo”.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Afonso Bruno da Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos