Nossos pontos de inflexão
De acordo com a Wikipedia, na Matemática, mais precisamente em cálculo diferencial, um ponto de inflexão ou simplesmente inflexão, é um ponto sobre uma curva na qual a curvatura de um gráfico troca o sinal. A curva muda com uma nova variação para cima ou para baixo. E foi justamente essa metáfora que Flávio Augusto da Silva, um dos empresários de maior sucesso no Brasil, que fundou a WiseUp e é dono de um time de futebol, o Orlando City, usou para descrever como é viver saindo da zona de conforto.
Flavio, além de ser um fantástico empreendedor, investe boa parte do seu tempo compartilhando com a gente as dores e delícias de sua surpreendente carreira. Quando você se depara com a trajetória de alguém que é gente como você, como eu, que passou por todas aquelas famosas etapas do desafio de decidir o que estudar ainda muito cedo, quando não se tem certeza de quase nada, de escolher entre o trabalho e a faculdade, de acordar de madrugada e pegar o busão lotado todos os dias, de às vezes acertar, às vezes errar e... em um segundo, perceber que a vida oferece mais e que, se você quiser, é só uma tomar a decisão.
Isso te soa familiar?
Eu já passei pela experiência de assistir de perto a meu pai, um empresário conceituado no ramo de pulseiras de relógio, descer do topo até a falência ao escolher pelo conforto de não tomar decisões importantes. Por seguir o velho e desastroso ditado “mais vale uma andorinha na mão a duas voando”. Por querer transferir aquele que era o seu sonho aos seus filhos, criaturas diferentes e com bagagens e sonhos próprios.
O fato é que, se você deseja fazer ou alcançar algo transformador em sua vida, precisa ter coragem para tomar decisões. O nosso país possui uma economia instável, uma política instável e a velocidade com que as coisas se transformam não nos dá o tempo confortável para planejarmos. Isso não significa que não devamos planejar os próximos passos, estudar, analisar e ter cautela. Mas, veja: você não precisa esperar ganhar na loteria para ter um filho ou abrir a sua empresa; vá, faça e coordene cada passo seguinte de modo que você possa calcular lá na frente os sucessos e os fracassos. Sair da zona de conforto, ter coragem e transformar a opinião alheia e o universo ao seu redor em combustível para seguir em frente, mesmo que precisa mudar os planos, é o que fará você conquistar o que deseja.
Você pode até não ser Flávio Augusto da Silva, o super empresário rico e empoderado e que, daqui a 3 anos, vai dedicar 100% das suas horas de trabalho para causas sociais sem perder um centímetro do conforto que possui. Mas que você vive sobre os infinitos pontos de inflexão na sua vida, ah, isso, além dos seus componentes biológicos, o torna ainda mais semelhante a este homem do que você imagina. E capaz de chegar aonde você quiser.
Abracinho,
Juliana Marciano
Marketing & Communication
5 aGreat! 👏🏻👏🏻