O fator humano nos negócios!!

O fator humano nos negócios!!

Gostaria de começar esta coluna com um o conceito de gestão da E-Productivity:

“ Gestão é composta pela sinergia entre processo, pessoas e sistema, tendo como premissa a visão, os valores e a estratégia do negocio e como foco as necessidades do cliente, visando resultados e crescimento sustentável.”

Nesta coluna vou focar no papel e na importância das Pessoas, um dos pilares da gestão. Se analisarmos a historia da administração cientifica, vamos perceber que no seu inicio (Taylor-Ford/1890-1910) houve a desumanização do ambiente do trabalho, sendo o Homem/Trabalhador apenas uma extensão do equipamento, um componente das linhas de produção.

Mas grandes e rápidas transformações ocorreram e estão ocorrendo, com forte impacto na sociedade e no nosso estilo de vida.

Hoje vivemos um mundo globalizado, de imensa diversidade e de uma forma geral mais informado de seus direitos e de suas necessidades como sociedade e como indivíduos.

E como não poderia deixar de ser estas transformações impactaram nas empresas, reformulando suas missões, visões e forma de gestão. Estruturas hierárquicas cederam lugar à flexibilidade e integração, o controle rigoroso em liderança formadora, funcionários envolvidos em rotinas, desmotivados em empreendedores qualificados.

Estas mudanças como, por exemplo, o desenvolvimento do modelo Toyota na indústria e o empreendedorismo visionário dos meninos da internet 2.0 resgataram o protagonismo do homem-trabalhador como fator chave de sucesso e de sustentabilidade dos negócios.

Mas esse novo mundo dos negócios, baseado em conhecimento e serviço, que tem o trabalhador qualificado/conhecimento e o trabalho em equipe como diferencial, vive hoje um paradoxo, enquanto existem vagas em aberto por falta de trabalhadores que cumpram as exigências da função o mundo globalizado apresenta taxas altíssimas de desempregos.

No meu entendimento cabe aos governos e a sociedade organizada a formação educacional de qualidade para sua população, mas parte deste desafio também é de responsabilidades das empresas e seus gestores na formação, qualificação e desenvolvimento humano deste profissional do século XXI não como ação social, mas estratégica para garantir sua sobrevivência!

 Você e sua empresa valorizam o fator humano? Você desenvolve sua equipe?

Para pensar!

Excelente artigo! Parabéns João!

Wagner C.

Mechanical Engineer, Specialist in Process Management, Productivity and Quality

9 a

Muito bem colocado o momento da maturidade e qualificação profissional, ou seja baixa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos