O Futuro do Empreendedorismo e o Empreendedorismo do Futuro
Desafios sempre marcaram o empreendedorismo nacional, mas os desafios que sempre pautaram nossa história agora atingem patamares exponenciais, com a velocidade tecnológica, que faz com que o conhecimento humano atinja níveis impensáveis, por exemplo, a estimativa é que em 2021 o conhecimento humano dobre a cada 24 horas.
Todo este conhecimento disponível e acumulado faz com que nossas instituições tenham de trilhar o caminho da constante reinvenção e acompanhamento de tendências, a preocupação que antes se limitava ao chamado mercado tradicional, hoje passa por fintechs, bigtechs, insuretechs e outras startups que inventam e reinventam o mercado em velocidade e escala nunca vistas.
Mas sou otimista e não tenho dúvidas, o empreendedorismo tem em sua base e origem pessoas, que aliadas aos princípios e essência conseguirão adaptar, inovar e se reinventar com base neste cenário desafiador, mas sem dúvida, promissor.
Em meu mais recente livro Ciclos do Poder Empreendedor (Editora Chiado, 2019) convido para provocações e aqui destaco a Estratégia Transversal que é um caminho para auxiliar nesta demanda por novos caminhos ou ao menos, para entender melhor os caminhos existentes.
ESTRATÉGIA TRANSVERSAL
Não sei exatamente o que você faz em sua empresa. Qual o tamanho; quais os produtos ou serviços que vende; se você tem um C.N.P.J. ou se é um empreendedor informal; se você tem centenas de funcionários ou trabalha sozinho, mas uma coisa é certa: você usa estratégias o tempo todo.
Olha ela aí no Aurélio:
Meios desenvolvidos para conseguir alguma coisa. Forma ardilosa que se utiliza quando se quer obter alguma coisa. Habilidade, astúcia, esperteza: contornou a dificuldade com estratégia. Coordenação militar, política, econômica e moral feita com o intuito de defender uma nação de seus possíveis invasores. [Militar] Arte militar de planificações de guerra. Etimologia (origem da palavra estratégia). Do latim strategia; pelo grego strategía. as.
O que acontece hoje é que muitas das “estratégias” adotadas simplesmente não funcionam por razões muito simples:
· Modelos adotados de culturas diferentes;
· Ações de implantação tão complexa que dificultam a saída da teoria para a prática;
· Demandas por tecnologias caras e interfaces não muito amigáveis na utilização;
· Não refletem a realidade e particularidades das empresas;
· Falta dinamismo e facilidade de adaptação aos novos cenários; ou
· São realmente ruins.
Assim, pensando não em modelos prontos ou em programas ou projetos longos é que nasceu a ideia da Estratégia Transversal. Em quase 20 anos fazendo consultorias e buscando soluções para gerar mais negócios e impacto no mercado, nossos consultores utilizaram-se de ações, métodos e técnicas que em sua maioria não estão nos livros e, vou ser sincero, algumas destas soluções parecem até um pouco estranhas, mas que funcionam, funcionam...
Agora aqui temos reunidos e explicados o mais detalhadamente possível o que levou ao sucesso de cada uma destas ações e espero sinceramente que sirva para sua realidade e, para tornar seu esforço por resultados repleto de vitórias.
Legal, estratégia ok, mas porque transversal?
Foi mais uma brincadeira que acabou virando um símbolo, nas palestras, eventos workshops e mesmo nos atendimentos individuais existia e existe sempre uma preocupação: fazer diferente. E isto acabou virando um mantra, “faça diferente”; “faça diferente” e “faça diferente”.
De tanto repetir, ao escrever usávamos apenas o símbolo: /=
Até que um dia em um momento parte de engenharia, parte de filosofia e parte de ociosidade mesmo veio a pergunta: qual a razão da barra de corte ou barra de apoio, imaginado uma construção física, ser transversal e mais ainda. Qual a utilidade disso?
Filosofias à parte a conclusão de consenso, ou quase, foi que um apoio em um ângulo diferente, a barra transversal, contribuía para tocar a estrutura como um todo em pontos diferentes, valorizando setores diversos, contribuindo para a sinergia das partes além de ser esteticamente interessante.
Quando disse quase é porque um dos participantes foi objetivo e disse:
“se for apenas igual (=) terá resultado igual, assim o jeito é ser diferente mesmo.
Sucesso e Prosperidade,