O JOGO DA VELHA DA VIDA
O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DO SEU TEMPO?
“Você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem.” (Belchior)
A gente pode não entender, mas a vida sempre está certa. E ela tem leis e métodos precisos, que na medida em que os aprendemos nos ajudam a caminhar mais felizes nesta jornada evolutiva em que nos encontramos.
Na prática, se estivermos atentos, os ensinamentos nunca nos faltarão e normalmente vêm de maneira simples, mas profunda, como no presente caso.
Diz a tradição, que normalmente passaremos por três fases na vida, e em cada uma com determinada dependência, exatamente para que possamos desenvolver o estágio em que nos encontramos, ou seja:
Como podemos verificar, está aí, de maneira simples um profundo ensinamento, que nos mostra que a vida nos dá o que precisamos para viver cada fase em que nos encontramos, para podermos evoluir e usufruir das condições que necessitarmos para tal.
Óbvio que este tema é muito complexo e necessitaríamos muito mais espaço para desenvolvê-lo; em todas as fases poderão ocorrer exceções, no entanto essa é a regra geral.
Na infância, como ainda não temos a maturidade, nos é dado muita energia, disposição e tempo para gozarmos a vida. Depois bem lentamente vamos adquirindo aprendizagem para seguirmos na segunda fase, no entanto neste estágio ainda não teremos como ganhar nosso próprio dinheiro, o que não nos dá uma autonomia, a qual não teríamos condições de usá-la.
Recomendados pelo LinkedIn
Na velhice, nos faltará a disposição que tivemos nas duas fases anteriores, exatamente para podermos meditar sobre os conhecimentos que adquirimos pela vida, e podermos transformá-los em sabedoria, ou seja, sedimentar em nossa vida a evolução pelo entendimento de como as leis da vida funcionam.
Agora e na 2ª fase, a que a maioria dos que estão lendo este artigo se encontram; por que será que poderemos ter disposição e até dinheiro? É porque esta é a fase das realizações, onde depende muito de nós, o aprender e o fazer, para adquirirmos nossas conquistas, materializar nossa evolução, cumprir nossa participação na evolução coletiva e principalmente na nossa individual, e para que isso aconteça, teremos muito trabalho, e para quem muito trabalha, não sobrará tempo para ociosidade.
Entendeu como funciona o mecanismo da vida?
Se entendeu, aqui vai a pergunta. “ E você o que está fazendo para viver a fase em que se encontra? ” Está estudando? Aprendendo? Executando seus deveres com responsabilidade? Já adquiriu a consciência que um dia tudo vai terminar e você vai levar só suas experiências pessoais? Está aprendendo que o que se planta se colhe? Está adquirindo humildade ou esperando a dor para lhe obrigar a adquiri-la na marra? Está se atualizando profissionalmente? E suas obrigações profissionais, está realizando da melhor maneira que pode? E como anda o relacionamento com os superiores, os subalternos, os amigos, a família? E a religião? E os compromissos com a sociedade? E, e, e....?
Não deixe para depois o que pode fazer agora, para que na 3ª fase da vida, quando olhares para trás, possa ter a sensação de missão cumprida e sentir-se orgulhoso de você, e não o contrário, curtir um mundo de arrependimento e tristeza.
Pense nisso e aja enquanto é tempo.
Até a próxima e muita paz!
Renato Fazzolari
“Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O objetivo é despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia.
EHS Sênior | Gerente de SSMA - Segurança, Saúde, Meio Ambiente e PSM | Engenheiro Químico - Eng. Segurança Trabalho | Segurança de Processos | Empreendedor - Diretor Técnico
2 aExcelente provocação e reflexão, parabéns pelo artigo.