O poder da vulnerabilidade
Por que sentimos vergonha? Porque o medo? Porque ficamos inibidos, ansiosos e tensos diante de uma plateia?
Essas perguntas fizeram-nos lembrar (e indicar aos presentes no curso) uma das palestras do TED mais visualizadas na web: a da pesquisadora-contadora de histórias Brené Brown. Ela que ficou famosa ao falar sobre o valor da Vulnerabilidade.
Para entender sobre vergonha, inibição, timidez, constrangimento e como ter coragem para lidar com tudo isso Brené Brown nos faz refletir sobre a noção de vulnerabilidade ou sensibilidade ou fragilidade.
Curiosamente, Brene Brown fez sua 1ª palestra no TED expondo de forma ousada a sua crise na pesquisa e mostrando-se vulnerável. E ao expor-se diante do mundo inteiro via TED ela sentiu medo e vergonha. E foi justamente a coragem para lidar com estes sentimentos que fez sua palestra viralizar e seus livros venderem milhões.
Abaixo separei pra você 3 links que mostram a sequência da construção da fama merecida de Brené Brown desde a palestra inicial do TED até a palestra na NETFLIX.
> No 1º link você verá o vídeo que fez a fama dela na web, quando ela se expõe de forma vulnerável falando sobre o valor da vulnerabilidade.
> No 2º link você verá ela contando sobre as críticas e os comentários maldosos que recebeu após o vídeo viralizar.
> E no 3º link você vai assistir a palestra que ela apresentou para a NETFLIX quando já era famosa e onde ela explora com mais detalhes o conteúdo de seus livros traduzidos para mais de 30 idiomas.
Recomendados pelo LinkedIn
A trajetória de Brené Brown pode nos ensinar muito sobre coragem, superação e empatia. E pode nos ensinar muito sobre como nos livrar de padrões comportamentais que escravizam gerando medo, vergonha e culpa, entre eles o medo de expor-se diante de plateias.
Abraço do Mauai
Mauai é professor de oratória com teatro, ator, roteirista, educador vocal, corporal, cantor, guitarrista, compositor, pesquisador incansável da ciência das redes sociais e digitais. Fundou a Teatrês - eventos corporativos sob medida e o blog Quero Falar em Público.